Bastidores – Marcondes e Bruno Moura ‘lavam roupa suja’ na sessão; MPE pede indeferimento de candidatura de Itamar em Rio Preto

Rodrigo Lima
Vereadores Fábio Marcondes, Julio Donizete e Pauléra durante a sessão/imagem – Rodrigo Lima 3/8/2024

Bate boca na Câmara

Os vereadores Fábio Marcondes (PL) e Bruno Moura, mais uma vez, protagonizaram um bate-boca durante a sessão. O pano de fundo da discussão foi o processo eleitoral de outubro, onde Marcondes é o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo Coronel Fabio Candido. Já Moura é candidato à reeleição pelo PRD, partido que apoia a candidatura a prefeito de Itamar. Clique aqui para assistir ao vídeo.

Itamar pode seguir com campanha, mesmo com pedido do MPE/imagem – reprodução

MPE pede para indeferir….

O Ministério Público Eleitoral (MPE) indicou à Justiça Eleitoral nesta terça-feira, 3, o indeferimento do registro da candidatura a prefeito de Rio Preto do deputado estadual Itamar Borges (MDB). O promotor Fábio Miskulin apontou como o motivo uma condenação do emedebista, em segunda instância, por órgão colegiado por improbidade administrativa. De acordo com a decisão, Itamar estaria com os seus direitos políticos suspensos pelo período de oito anos. O pedido do MPE não impede que Itamar faça campanha.

...candidatura de Itamar 

Segundo consta na decisão da da 1ª Vara Judicial de Santa Fé do Sul, consta que a acusação é de que o então prefeito de Santa Fé do Sul teria participado de um suposto um esquema de desvio de verba pública que envolvia o pagamento de produtos, por meio de nota fiscal falsa registrada no pedido de fornecimento. Quando a documentação estava pronta, Itamar assinava os cheques e viabilizava o desvio do dinheiro público, ficando com 80% do valor das notas e repassava os outros 20% para outras pessoas envolvidas no esquema. Essa decisão foi mantida no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Defesa 1 

Em nota, Itamar Borges afirma que teve até hoje todos os registros de candidatura deferidos pela Justiça e vai ter para concorrer à Prefeitura de Rio Preto em 2024. Ao contrário do que sustenta o pedido do Ministério Público, a decisão da Justiça proferida pelo Tribunal de Justiça de 2016 aponta negligência e isso não é causa de inelegibilidade. Tanto é verdade que mesmo após aquela decisão, o deputado disputou normalmente duas eleições, de 2018 e 2022.

Defesa 2 

“Sobre o caso em si, o deputado não deve nada, tanto que já foi absolvido em primeira instância e vai recorrer para que a verdade prevaleça, provando que houve um equívoco de apreciação em segunda instância, que não adequou o processo à Lei da Ficha Limpa. Como era o prefeito, Itamar está sendo responsabilizado por um ato que não cometeu. É o preço da função de gestor, embora ele não tenha relação com o fato. Mas hoje, todos os tribunais são unânimes em não atribuir a responsabilidade ao gestor em caso como esses, um erro burocrático de um funcionário. O deputado está tranquilo de que o processo será extinto”.

Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, visita HB nesta quarta-feira/imagem – divulgação

Ministro no HB

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, visitará o Hospital de Base de Rio Preto nesta quarta-feira, 4, às 10h. A visita inclui uma série de encontros e apresentações sobre os avanços tecnológicos e melhorias nos serviços do hospital. Marinho conhecerá o novo acelerador linear da radioterapia, uma tecnologia de ponta para o tratamento oncológico. Ele também visitará o CardioPedBrasil, especializado em cirurgias cardíacas pediátricas, e o novo setor de hemodiálise, que utiliza tecnologia avançada para tratar pacientes renais crônicos.

Reação de Valdomiro…

A Polícia Civil de Mogi das Cruzes investiga um esquema criminoso que movimentou R$ 8 bilhões por meio do chamado “banco do crime” e mais 19 empresas para apoiar candidaturas em cidades de São Paulo, na eleição de outubro. Os valores eram movimentados por membros do PCC para financiar campanhas, segundo as investigações. Da tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o candidato a prefeito pelo PSB, deputado estadual Valdomiro Lopes, disse que “São Paulo, Rio Preto e várias cidades do Brasil estão sendo atacadas pelo PCC”.

Valdomiro Lopes discursa da Tribuna da Alesp/imagem – divulgação

…na Alesp

“Investigação revela interesse do PCC nas eleições de Rio Preto. PCC cria banco que movimentou 8 bilhões para bancar políticos, diz polícia. Troca de mensagens interceptadas pela polícia revela que a Yamawac indicava a Fabiana, pessoas ligadas ao PCC, para candidaturas em São José do Rio Preto, Campinas e Baixada Santista”, afirmou Valdomiro. “Não vamos admitir isso. Na minha cidade vou lutar fortemente contra isso. Tenho certeza da ação forte, correta e imediata do nosso secretário da Segurança Pública, doutor Derrite, do comandante-geral da Polícia Militar e também do delegado-geral de São Paulo. Tudo isso sob o comando do nosso valente, determinado governador Tarcísio de Freitas.Criminoso tem que ir para a cadeia.”

Pesquisa na Capital 1

O influenciador Pablo Marçal (PRTB) segue empatado tecnicamente com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira, 3. Marçal tem 21% de intenções de voto, enquanto o emedebista, 20%, e candidato do PSOL, 20%. Em eventual segundo turno, o cenário de empate técnico entre os adversários se repete, mas Marçal não tem vantagem numérica. A pesquisa Real Time Big Data ouviu 1.500 paulistanos de 16 anos ou mais entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é de três pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-07377/2024.

Pablo Marçal lidera pesquisa em Rio Preto/imagem – reprodução

Pesquisa na Capital 2

Entre Boulos e Marçal, o candidato do PSOL registra 40% de intenções de voto e o ex-coach, 37%. Boulos tem vantagem numérica, mas os dois estão empatados tecnicamente. Neste cenário, são 11% os que votariam nulo ou branco e 12% não soube responder. Entre Marçal e Nunes, o prefeito tem 39%, enquanto o empresário figura com 33%. O emedebista lidera numericamente, mas também há empate técnico, no limite da margem de erro. Neste cenário, 14% dos entrevistados votaria branco ou nulo, e 14% não soube responder. O cenário de segundo turno entre Nunes e Boulos é o único no qual não ocorre empate técnico. O emedebista tem 45% de intenções de voto contra 35% do candidato do PSOL. Entre os dois, são 10% os que votariam branco ou nulo e 10% não soube responder.

Rejeição

A pesquisa ainda mostrou o potencial de votação e rejeição dos candidatos a prefeito da capital paulista. O apresentador de TV José Luiz Datena (PSDB) é o mais rejeitado: 55% disseram que não votariam nele. Outros 5% votariam com certeza e 37% poderiam votar. Guilherme Boulos aparece em segundo: 51% afirmaram não votar no candidato; enquanto 14% votariam com certeza e 29% poderiam votar nele.O terceiro mais rejeitado é Pablo Marçal. A pesquisa mostra que 49% afirmaram que não votariam nele. Outros 15% votariam com certeza e 23% poderiam votar. Segundo o levantamento, 38% não votariam em Nunes, 12% votariam com certeza e 41% poderiam votar. O maior porcentual da candidata Tabata Amaral (PSB) é de “poderia votar”, foram 43%. Outros 6% votariam com certeza na deputada e 33% não votariam. O segundo maior índice de desconhecimento é dela: 18% afirmaram que não a conhecem suficientemente.

Marcos Pereira esteve em Rio Preto e gravou vídeo de apoio a Allana/imagem – reprodução

Apoio de peso

O presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, esteve em Rio Preto nesta terça-feira, 3. Ele aproveitou para gravar vídeos como candidatos a vereadora. O cacique pediu votos, por exemplo, para a advogada Allana Cegarra, que já atuou na sua assessoria.

Sindicato dos médicos 

O Sindicato dos Médicos de Rio Preto e região está convocando médicos que prestaram serviços para a Funfarme entre os anos de 2019 a 2023. A entidade estuda ingressar com ação contra a Funfarme, responsável pela gestão do Hospital de Base (HB), por conta da falta de reajuste de salários para a categoria. A ação teria como objetivo cobrar valores que não teriam sido pagos à categoria por um período mínimo de dois anos.

Deixe um comentário