BASTIDORES DRL – Valdomiro e Edinho juntos na PIB Rio Preto; Helena participa de corrida em Schmitt e governo Edinho sufoca CPIs na Câmara

Rodrigo Lima
Edinho e Valdomiro foram recebidos pelo pastor Adilson Santos na PIB Rio Preto após cantata de Natal/imagem – divulgação

Valdomiro e Edinho juntos na PIB

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), participou da tradicional cantata de Natal da Primeira Igreja Batista (PIB) de Rio Preto no sábado, 16. Quem também acompanhou o evento foi o deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB), que é pré-candidato a prefeito na eleição de 2024. No domingo, 17, quem participou da apresentação foi o deputado estadual Itamar Borges (MDB), que é apontado como sucessor de Edinho no próximo ano.

Educação cristã

Durante a sessão desta terça-feira, 19, o pastor da PIB Rio Preto, Adilson Santos, deve ocupar a Tribuna da Câmara para falar sobre a importância da educação Cristã oferecida pelo colégio Batista rio-pretense. A escola comemora mais um ano de sua fundação no município com aproximadamente 900 alunos. O uso do espaço foi articulado pelo vereador Julio Donizete (PSD) com o apoio de outros colegas, como Renato Pupo (PSDB), que deve recepcionar Santos na Casa. O pastor já participou do Podcast Diário do Rodrigo Lima para falar sobre o conflito entre o Hamas e Israel – clique aqui para assistir a íntegra da entrevista.

Diego Polachini e Coronel Helena durante evento no distrito de Engenheiro Schmitt/imagem – divulgação

Corrida

A secretária estadual de Esportes, Helena dos Santos Reis, participou no último final de semana da corrida de São Silvestre do Distrito de Engenheiro Schmitt. “Já são 23 anos da São Silvestre caipira. Parabéns a todos que incentivam o esporte e mantém a tradição”, escreveu nas redes sociais. Ela esteve acompanhada do assessor Marquinhos Cardoso e do presidente do Republicanos de Rio Preto, Diego Polachini, além do presidente da Câmara, Paulo Pauléra (Progressista).

Rossini foi um dos vereadores que retiraram a vista de projeto/imagem – Rodrigo Lima 13/12/2022

Operação abafa

Interlocutores do governo Edinho entraram em campo para abafar a instalação de três CPIs na Câmara de Rio Preto no apagar de 2023. De uma hora para outra decidiram entrar em campo e atender o chamado “varejo”. Pedidos de todos os tipos de jeitos para impedir a abertura de três investigações: no Serviços Gerais, na Educação e no Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae). E a Coluna Bastidores DRL apurou que um grupo de vereadores articulava para que João Paulo Rillo (PSOL) fosse presidente de todas as comissões.

Contrapartida

A contrapartida dos parlamentares, diante dos atendimentos dos pedidos, foi retirar a vista de projetos de lei do governo Edinho. Por isso, está previsto para esta quarta-feira, 20, a realização de nova sessão extraordinária – a ser convocada pelo presidente do Legislativo, Paulo Pauléra (Progressista) – para colocar a casa em ordem e aprovar as propostas de interesse do 8º andar.

Vereador Bruno Marinho durante sessão na Casa/imagem – divulgação

Água em eventos

Durante a sessão desta terça-feira,19, os vereadores começam a analisar a proposta do vereador Bruno Marinho (Patriota) que prevê a liberação da entrada de água potável em eventos públicos e particulares. “Espero com essa proposta poder garantir o acesso à água a todos, e assim evitar transtornos e problemas de saúde às pessoas”, afirmou o parlamentar nas redes sociais.

Anúncio foi realizado no gabinete do prefeito Edinho/imagem – divulgação

Rio Preto terá…

O prefeito Edinho Araújo anunciou nesta segunda-feira, 18, a implementação do Restaurante Popular Alimenta Rio Preto, novo equipamento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que amplia o acesso a alimentação saudável e adequada. “O restaurante popular Alimenta Rio Preto é a materialização de um planejamento integrado das secretarias e também da sociedade civil organizada, através das entidades sociais. Temos a obrigação de não deixar ninguém com fome, garantir barriga cheia e dignidade a todas as pessoas em nossa cidade”, disse o prefeito durante a reunião de trabalho realizada em seu gabinete.

…’Bom Prato municipal’

Previsto para começar a operar em junho de 2024, o restaurante será construído na avenida Mirassolândia, esquina com a rua Odete de Andrade Rocha Mendes. De acordo com levantamento da Secretaria de Assistência Social, a população estimada na região é de 145.473 pessoas, sendo que 30.431 delas estão em situação de pobreza, de acordo com os critérios do Ministério da Cidadania, em que a renda individual mensal é de até R$ 218 por pessoa. “O restaurante popular é mais um avanço da nossa política pública de segurança alimentar e nutricional, que desde 2027 vem implementando projetos e ações tanto na distribuição e comercialização de alimentos, como na garantia acesso a eles”, destacou o secretário de Agricultura, Pedro Pezzuto.

Matrículas abertas…

As escolas da rede municipal de ensino estão com matrículas abertas para o ano de 2024 para alunos que ainda não fazem parte da rede pública. O procedimento é necessário somente para pais e responsáveis por crianças que completam 4 anos até 31 de março de 2024 e entram no ensino obrigatório, e para os demais estudantes que estão atualmente matriculados em escolas particulares e pretendem transferir para a rede municipal.

Evento natalino realizado em escola de Rio Preto/imagem – divulgação

…na rede municipal

O processo poderá ser feito na secretaria da escola mais próxima da residência ou em qualquer unidade da rede municipal, com a apresentação dos documentos pessoais da criança e dos responsáveis. O prazo para efetuar a matrícula ou transferência termina em 31 de janeiro de 2024. As aulas terão início em 5 de fevereiro.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Rio Preto, Rodrigo Lima, durante a gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima/imagem – reprodução

Podcast no ar

O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), médico Rodrigo Ramalho, classificou a Saúde de Rio Preto como “boa”. Durante a gravação do podcast Diário do Rodrigo Lima, ele falou sobre a fiscalização realizada pelos conselheiros e afirmou que a Saúde “não tem partido”. Ramalho falou que prioriza as reclamações dos usuários exercendo o controle social nos trabalhos das unidades de Saúde no município. “Se tiver um elogio nós iremos fazer. Se tem uma cobrança nós vamos cobrar”, afirmou. Clique aqui para assistir a íntegra do Podcast.

Deixe um comentário