Ação do bem
Um grupo de empresários da cidade e o juiz da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, debatem a construção da “Casa do Autista” na cidade. O projeto estima uma obra em cerca de R$ 1,5 milhão. Um dos empresários é o Osmair Guareschi. do setor do agronegócio na região de Rio Preto.
Sem acordo
O presidente da Câmara de Rio Preto, Paulo Pauléra (PP), admitiu à Coluna Bastidores DRL que não houve consenso na composição das comissões permanentes da Casa. Sendo assim, na próxima terça-feira, 24, na primeira sessão do ano, a formação das comissões deverá ser definida no voto. Pauléra atá tentou fazer um mapeamento para acomodar os 17 vereadores, mas não conseguiu.
Cobiçadas
As comissões permanentes mais cobiçadas são: de Justiça, de Finanças, de Obras e de Educação. Tudo que o secretário de Governo, Jair Moretti, era começar o ano com disputa de forças entre os parlamentares. Nesta segunda-feira, 23, deve ser feita uma última tentativa de consenso na formação das comissões. A comissão de Justiça e Redação é responsável, por exemplo, pela emissão de pareceres sobre a legalidade dos projetos de lei que tramitam no Legislativo.
“Sou Pauléra”
Questionado em qual canoa embarcaria na eleição de 2024, Pauléra respondeu: “Hoje, eu vou de Pauléra”. Ou seja, ele, que é presidente do PP, se coloca como possível sucessor do prefeito Edinho Araújo (MDB). Bravata?
Força
O encontro realizado nesta quinta-feira, 20, no gabinete da secretária estadual de Esportes, Helena dos Santos Reis, em São Paulo, que contou com a participação do secretário de Esportes de Rio Preto, Fábio Marcondes, e o vereador Celso Peixão (PSB), foi articulado pelo presidente do Republicanos local, Diego Polachini. O pano de fundo do encontro está uma possível composição do PL, que tem Marcondes como coordenador regional da legenda, e o Republicanos, de olho na eleição de 2024.
Novos negócios
Em Rio Preto, está pipocando novos negócios, o que é bom para girar a roda da economia. Empresas de São Paulo estão escolhendo a cidade para investimentos em diferentes setores. Chamou a atenção da Coluna uma hamburgueria que será montada em ônibus tipicamente de Londres. Outro empresa vai oferecer aos consumidores rio-pretenses um plano de saúde para cães e gatos.
Câmeras nas fardas 1
Um conjunto de informações cruzadas está ajudando a identificar responsáveis pelo atentado à democracia do dia 8 de janeiro. E, nesse trabalho de investigação, imagens gravadas têm sido fundamentais. Em Brasília, as câmeras nos uniformes dos policiais mostraram profissionalismo e resistência daquele pequeno grupo na proteção do patrimônio público durante os atos golpistas.
Câmeras nas fardas 2
O desejo de ter câmeras que ajudassem no trabalho policial é antigo no mundo e se tornou viável com a evolução da tecnologia. Aumentar a proteção aos policiais e deixar mais robusta a coleta de provas eram algumas das ideias iniciais. Em São Paulo, por exemplo, as câmeras corporais começaram a ser usadas há dois anos. Primeiro foram 5 mil delas em 13 batalhões da PM, e os bons resultados ampliaram o uso para mais de 10 mil em mais de 30 batalhões. Um estudo feito com dados da própria polícia paulista mostra uma queda de quase 60% das mortes em confrontos após a adoção dessas câmeras e aumento de 24% na apreensão de armas.
Câmeras nas fardas 3
“Por um lado, a gente viu no caso de São Paulo, por exemplo, a redução importante da letalidade policial, mas também a redução da vitimização, da morte dos próprios policiais”, diz Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. Em todo o Brasil, policiais de pelo menos seis Estados usam câmeras corporais, segundo as secretarias de segurança. E em outros nove estados elas estão em fase de teste ou de implementação.
De boa
Emerson Santos, um dos invasores do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 8 de janeiro, disse que aguarda “a poeira baixar” para retomar a sua vida. Ele conseguiu escapar do cerco em Brasília e retornou para Rio Preto. Durante entrevista exclusiva ao Diário do Rodrigo Lima, inclusive, exibiu a bala de borracha que atingiu a sua canela durante os confrontos com as forças de segurança. Clique aqui para assistir a entrevista.
Articulação 1
O deputado estadual Itamar Borges (MDB) fez uma visita de cortesia ao prefeito em exercício de Rio Preto, Orlando Bolçone (União Brasil), nesta sexta-feira, 20, na sede do Parque Tecnológico. “Visitei na tarde desta sexta-feira (20) o prefeito em exercício de Rio Preto, Orlando Bolçone. Tomamos um café no Parque Tecnológico – onde está sediada a Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, também dirigida por ele. Bolçone me recebeu juntamente com a assessora Márcia Domingues, que está interinamente no comando da secretaria, enquanto ele governa a cidade”, afirmou Itamar nas redes sociais.
Articulação 2
A Coluna apurou que Itamar já tem reuniões agendadas com outros agentes políticos em Rio Preto na próxima semana. Ele não esconde que o seu desejo é ser o nome escolhido pelo prefeito Edinho Araújo (MDB), que está de férias até o dia 31, para disputar a Prefeitura em 2024.
Renovação CNH
Irá acontecer neste sábado, 21 de janeiro, em todas as unidades do Poupatempo mutirão para regularização do CNH. Os agendamentos já podem ser feitos pelo site.