BASTIDORES DRL – Marcondes e Republicanos juntos; Motta com ministro e veja vídeo de roubo em Rio Preto

Rodrigo Lima
Secretário de Esportes, Fábio Marcondes, se reuniu com a secretária estadual de Esportes, Helena dos Santos Reis, em São Paulo/imagem – divulgação

Parceria 

Duas palavras dominaram o encontro realizado no gabinete da secretária estadual de Esportes, Helena dos Santos Reis, nesta quinta-feira, 19: “parceria” e “Rio Preto”. Helena recebeu comitiva de Rio Preto formada pelo secretário de Esportes, Fábio Marcondes (PL) e o vereador Celso Peixão (MDB). O presidente do Republicanos de Rio Preto, Diego Polachini, também participou do encontro, mas não pode ser considerado visita no gabinete de Helena.

Recado 

Na prática, o encontro serviu para pouca coisa. Peixão apresentou pedidos referentes a novos equipamentos políticos em Rio Preto. A mensagem principal, no entanto, é a possível criação de um grupo formado por Republicanos – partido do governador Tarcísio de Freitas – e o PL – partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Tudo certo para 2024, mas muitos apostam que antes da eleição municipal Polachini e Marcondes vão entrar em rota de colisão. Por enquanto, os dois demonstram alinhamento político de olho na cadeira do prefeito Edinho Araújo (MDB).

Namoro de verão

Se a união entre Marcondes e o Republicanos de Rio Preto vai durar ou não é algo que só poderá ser respondido mais à frente. O fato é que uma chapa formada por Marcondes e Helena, com eventual apoio de Tarcísio e Bolsonaro, não pode ser considerada carta fora do baralho. A dupla seria uma alternativa, inclusive, às pré-candidaturas dos deputados estaduais Itamar Borges (MDB) e Valdomiro Lopes (PSB).

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o deputado federal Luiz Carlos Motta/imagem – divulgação

Em Brasília 

As costuras passam pela mão do presidente do PL de Rio Preto, deputado federal Luiz Carlos Motta, que mostra força em Brasília em encontros com ministros do presidente Lula. Ele se reuniu com o ministro da Previdência Social. Motta afirmou à Coluna Bastidores DRL que os encontros foram “muito produtivos”.

Bloqueio 

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu à Justiça Federal novo bloqueio de bens de pessoas físicas e empresas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O órgão pede que o bloqueio anterior de R$ 6,5 milhões passe para R$ 18,5 milhões. No novo pedido, a AGU informa que o novo valor se refere aos prejuízos com a depredação das instalações do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Alvos

Segundo a advocacia, o bloqueio deve atingir bens móveis e imóveis de 52 pessoas e sete empresas. “Nesse contexto, ante informações supervenientes, constata-se que o dano mínimo estimado se encontra subdimensionado, motivo pelo qual a União vem a juízo requerer o aditamento da inicial para alterar e acrescer novo elemento a causa de pedir e novo pedido atinente à majoração do dano outrora estabelecido como parâmetro para a concessão da cautelar patrimonial”, justificou a AGU.

O prefeito em exercício Orlando Bolçone recebeu comitiva do município de Minas Gerais/imagem – divulgação

Anfitrião

O prefeito de Barbacena, Carlos Du, visitou a Usina de Reciclagem de Rio Preto e os pontos de apoio. Ele foi recebido pelo prefeito em exercício, Orlando Bolçone, e pelo secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho. “Recebi nesta quinta-feira a visita do prefeito de Barbacena (MG), Carlos Augusto Soares do Nascimento. A secretária municipal do Meio Ambiente, Kátia Penteado, e o secretário municipal de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, também participaram do encontro”, afirmou Bolçone nas redes sociais.

A favor da vida 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) não concorda e manifesta sua reprovação a toda e qualquer iniciativa que sinalize para a flexibilização do aborto. Assim, as últimas medidas, a exemplo da desvinculação do Brasil com a Convenção de Genebra e a revogação da portaria que determina a comunicação do aborto por estupro às autoridades policiais, precisam ser esclarecidas pelo Governo Federal considerando que a defesa do nascituro foi compromisso assumido em campanha. “A hora pede sensatez e equilíbrio para a efetiva busca da paz. É preciso lembrar que qualquer atentado contra a vida é também uma agressão ao Estado Democrático de Direito e configura ataques à dignidade e ao bem-estar social”, consta em nota da CNBB.

Câmera de segurança registrou toda a ação/imagem – reprodução

Roubo na rua Independência

Câmera de segurança registrou roubo em mercearia na rua Independência em Rio Preto nesta quinta-feira, 19. Os dois homens entraram no estabelecimento comercial com uma faca e anunciaram o assalto. O comerciante reagiu e recebeu ajuda de terceiros para deter um dos rapazes até a chegada da Polícia Militar. O caso foi registrado na Central de Flagrantes. Clique aqui para assistir ao vídeo.

Deixe um comentário