Resultado da eleição em Rio Preto e região
O Diário do Rodrigo Lima disponibiliza link do resultado da eleição em Rio Preto: https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/apuracao/1turno/votos-por-estado/sao-paulo/presidente?cidade=70971
Ressaca
Enquanto alguns saboreiam e comemoram a vitória nas urnas, outros ainda tentavam entender o que aconteceu. Por que os votos não vieram em seu favor. Há alguns fatores que pesam para o êxito e o fracasso nas urnas e cada um avalia de diferentes maneiras. Essa eleição escancarou a dificuldade de candidatos, principalmente, de deputado estadual e federal de chegar até o público. Ficou ainda mais evidente a importância das redes sociais e as novas ferramentas de divulgação, como é o caso do Podcast Diário do Rodrigo Lima na região de Rio Preto.
‘Desconhecido’
Imagina só se o próprio governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), precisou levar quase até o último dia de campanha e precisou se apresentar ao eleitor. Isso era um indício de que o tucano é desconhecido por parte do eleitorado. Aliado a isso a polarização nacional entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula contaminou a eleição no Estado, o que levou ao 2º turno: Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT). Não tem nenhuma relação com o ex-governador João Doria (PSDB).
Derreteu
Para se ter uma ideia do quão a política é momento, considerada uma das principais estrelas do bolsonarismo de 2018, a deputada federal Joice Hasselmann (PSDB) viveu uma situação que deve ser estudada pelos cientistas políticos no País. Ela viu derreter mais de 1 milhão de votos – obtido na eleição de 2018 – quando ela registrou apenas 13.679 votos na sua campanha de reeleição. Outras figuras que descolaram de Bolsonaro também não conseguiram manter suas cadeiras na Câmara Federal, como o ator Marcos Frota (PSDB). Vai entender!
E agora?
O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Carlão Pignatari, contava com a reeleição de Rodrigo para se lançar candidato à reeleição. Com o desfecho da eleição, o parlamentar deverá fazer uma correção de rota nas suas pretensões políticas independentemente da vitória de Tarcísio ou Haddad no 2º turno. Mas, Carlão tem de comemorar a reeleição e manter o trabalho que tem realizado na região de Rio Preto.
Mais cadeiras
No meio político já há apostas de que, caso Tarcísio vença a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, a região de Rio Preto pode ter mais dois deputados estaduais – Coronel Helenas Reis e Danilo Campetti, ambos do Republicanos. Ou então os dois quadros, que superaram 50 mil votos na eleição de domingo, devem ocupar cargos em um eventual governo de Tarcísio. Antes, no entanto, é preciso vencer Haddad, o que não é tão simples assim.
Espera
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), disse que vai aguardar a orientação de Rodrigo e do MDB nacional em relação a um eventual apoio para Tarcísio ou Haddad. O Diário do Rodrigo Lima apurou que a segunda opção está praticamente descartada, ou seja, há dois caminhos: apoio a Tarcísio ou a neutralidade. Fica a dúvida se a avaliação levará em consideração a disputa entre Bolsonaro e Lula. Se optar por um dos dois presidenciáveis, o governador perderia o seu discurso de “nem direita, nem esquerda, em frente”.
Candidatíssimo
O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) durante participação em programa da TV Câmara, com a apresentação do jornalista Alexandre Gama, afirmou que o partido terá candidato a prefeito. E não será ele. O nome da sigla para disputar a sucessão de Edinho tem nome e sobrenome: Fábio Marcondes, atual secretário de Esportes de Rio Preto.
Lista grande
Se Marcondes se tornar pré-candidato a prefeito do PL, o MDB tem o deputado estadual reeleito Itamar Borges, o União Brasil tem o deputado federal Geninho Zuliani, o PSOL tem João Paulo Rillo, o PSB tem o deputado estadual eleito Valdomiro Lopes, o PSDB tem o vereador Renato Pupo, o PT tem Celi Regina e o PSD, futuramente, terá o presidente da Câmara, Pedro Roberto – atualmente filiado ao Patriota. O Republicanos teria dois nomes: Helena e Danilo Campetti.
Sujões
Uma vergonha! Os locais de votação em Rio Preto amanheceram recheados com santinhos de candidatos. Coube a funcionários da Prefeitura – empresa terceirizada – fazer o recolhimento do material ainda neste domingo – na rua da feira livre – clique aqui para assistir – e nas proximidades das escolas nesta segunda-feira, 3. Assista ao vídeo!
Números da Covid-19
A Secretaria de Saúde divulgou o Boletim com a atualização epidemiológica da covid-19, em Rio Preto. A cidade contabiliza 480 novos casos desde o dia 1/9, sendo 112 confirmados por exame PCR e 368 por teste rápido antígeno. Os casos têm ocorrência de 1/9 a 30/9. No boletim, foram informados 6 novos óbitos por Covid.
Nova vacina
Os testes clínicos da vacina SpiN-TEC contra Covid-19, desenvolvida por pesquisadores do CT Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vão começar com um grupo de 432 voluntários, segundo detalhes divulgados, após a aprovação dos experimentos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).