BASTIDORES DRL – Governo quer evitar urgência em votação de emenda; Eleuses recebe prefeito de Mirassol e Gi vai destravar projetos de Potirendaba em SP

Rodrigo Lima
Secretário de Governo, Jair Moretti/imagem – divulgação

Rolo compressor ligado 

O secretário de Governo, Jair Moretti, já iniciou articulação pesada nesta quinta-feira, 9, para tentar impedir que o vereador João Paulo Rillo (PSOL) consiga as seis assinaturas necessárias para votar em urgência o veto à emenda que estende para todos os servidores da Educação reajuste de 14,95% para cumprimento do piso nacional da categoria e que determina o pagamento, a partir de abril, do piso para a referência R-1, que, segundo o autor das emendas, não receberia o piso de R$ 4,4 mil. A emenda foi incorporada ao projeto que autorizou reajuste de 6,81% para todos os servidores públicos municipais.

Vereador João Paulo Rillo/imagem – divulgação

Queda de braço

A Coluna Bastidores DRL apurou que até o momento quatro parlamentares teriam assinado a urgência: o próprio Rillo, Renato Pupo (PSDB), Julio Donizete e Pedro Roberto (Patriota). “A emenda que aprovamos para garantir a aplicação do piso nacional aos professores da rede municipal foi vetada pelo prefeito Edinho, que é inimigo da Educação.Protocolamos hoje requerimento de urgência para que, na próxima sessão (14/03), possamos derrubar o veto do prefeito e garantir o pagamento do salário mínimo da educação a partir de abril. Precisamos que os vereadores assinem o requerimento de urgência e, mais ainda, que se comprometam em derrubar o veto e dar dignidade às professoras e professores de nossa cidade”, escreveu Rillo nas redes sociais.

Prefeito Edson Ermenegildo, Eleuses e o diretor da DRS-15, Guilherme Camargo/imagem – divulgação

Mirassol

O prefeito de Mirassol, Edson Ermenegildo (PSDB), esteve reunido nesta quinta-feira, 9, com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, e o novo diretor da DRS-15, Guilherme Camargo. Um dos assuntos da pauta foi a obra do novo hospital em Mirassol (Hospital São Pedro). A ida do prefeito a São Paulo confirmou a desistência da visita que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) faria às obras do hospital nesta sexta-feira, 10, quando desembarca em Rio Preto para participar da posse da diretoria da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA).

Campetti, prefeita Gi e Takarashi/imagem – Divulgação

Vai destravar em Potirendaba

A prefeita de Potirendaba, Gislaine Franzotti (PTB) também estava no Palácio dos Bandeirantes e se reuniu com o assessor do Governador Tarcísio de Freitas, Danilo Campetti e Carlos Takahashi, que é assessor Especial da Secretaria estadual de Governo e Relações Institucionais. Takahashi é o braço direito do secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab. Ou seja, todos os projetos que foram travados pelo governo anterior de Potirendaba serão desbloqueados na gestão de Tarcísio. Afinal, Gi foi uma das poucas prefeitas que apoiou o atual governador durante a eleição do ano passado.

Só na AMA? 

Na agenda do governador Tarcísio de Freitas em Rio Preto só consta a participação dele na cerimônia de posse da nova diretoria da AMA. “O evento acontece no Parque Tecnológico do município, às 10h. A AMA foi fundada em fevereiro de 1974 e reúne 127 cidades paulistas.Também serão assinados convênios com municípios da Região de São José do Rio Preto na área de segurança pública”, consta na agenda. A conferir.

Comitiva de peso

A comitiva do governador em Rio Preto estará recheada com secretários estaduais, como o próprio Eleuses, Kassab e o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, que fará tour pela cidade, passando pelo Hospital de Base (HB) e pela Santa Casa. Existe ainda possibilidade ainda dele participar de aumento com representantes das Forças de Segurança no município.

Solenidade foi realizada na sede do Parque Tecnológico/imagem – divulgação

3 anos 

A Patrulha Maria da Penha completou três anos em Rio Preto nesta quinta-feira, 9. Solenidade reuniu os guardas municipais que participam do projeto, além do prefeito Edinho Araújo (MDB), o vice-prefeito Orlando Bolçone e secretários municipais. “A solenidade faz parte da programação dos 171 anos de Rio Preto, que serão completados no dia 19. Participaram o prefeito Edinho Araújo, secretários municipais, o presidente da Câmara, Paulo Pauléra, vereadores, a delegada da Mulher, Dálice Ceron, a promotora da Vara da Violência Doméstica, Heloísa Tavares, o comandante da GCM de Rio Preto, Vitor Cornachione, e representantes de Guardas Municipais de Catanduva, Ribeirão Preto, Potirendaba, São Carlos, Monte Azul Paulista, bebedouro, Olímpia e Ibitinga. Segundo o encarregado da Patrulha Maria da Penha, Luiz Augusto Neves, a GCM acompanha, em média, cem cumprimentos de medidas protetivas para mulheres por mês. Em três anos, 3.100 mulheres foram atendidas pela Patrulha e 250 agressores foram presos”, consta em nota.

Área do IPA

Edinho realizou nova visita técnica na área do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA), que foi doada ao município pelo governo do Estado. Estiveram no local a gerente de Cultura do Sesi/ SP, Débora Viana, da diretora do Sesi de Rio Preto, Silvia Helena Marchi, do coordenadora de Relações com o Mercado, Diego Soares, Carla Marco de Carvalho, os secretários Israel Cestari Júnior (Obras), Pedro Pezutto (Agricultura), Pedro Ganga (Cultura), e Jorge Luiz de Souza (Desenvolvimento Econômico). “Visitamos as instalações da antiga sede e falamos sobre os projetos de múltiplos usos para a área, um verdadeiro patrimônio histórico e arquitetônico da cidade”, afirmou Bolçone em nota.

Tudo branco 1

A frota de táxi em Rio Preto prevê a padronização dos veículos na cor branca. “Publicada pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança de Rio Preto, no último dia 3, a portaria 10/2023 determina a nova identificação dos veículos utilizados para o serviço de táxi na cidade. A normativa prevê também que a frota seja na cor branca”, consta em nota. Com a mudança, os carros terão adesivos com a expressão “Táxi Rio Preto” nas laterais, além do brasão do município. Na traseira, a identificação será em adesivo contendo a palavra “Táxi” e o número do alvará, assim como na parte lateral do porta-malas.

Nova frota de táxi seguirá modelo único/imagem – divulgação

Tudo branco 2

Além disso, a nova portaria prevê a substituição gradativa da frota até que todos os veículos sejam na cor branca. “Nenhum taxista será obrigado a trocar o veículo imediatamente. À medida que os novos veículos forem comprados, esses terão de ser padronizados na cor branca”, explica o secretário de Trânsito, Amaury Hernandes. O custo da primeira adesivagem correrá por conta do orçamento da secretaria e, a partir das próximas, ficará a cargo dos taxistas. “Optamos por um modelo simples, mas de fácil identificação. O objetivo é facilitar a rotina do usuário, mas sem gerar poluição visual no ambiente urbano”, explica o chefe da fiscalização de Trânsito, Marcelo Amaral.

Tudo branco 3 

Os taxistas terão o prazo de 90 (noventa) dias – contados a partir da publicação para se adequarem à identificação visual definida – e deverão obedecer ao cronograma de adesivagem que será definido pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança e publicado no Diário Oficial do Município na próxima semana.

20 milhões de atendimentos 

Inaugurado em fevereiro de 2009, o Poupatempo de Rio Preto foi o primeiro posto do programa aberto na região e já contabiliza mais de 20 milhões de atendimentos, entre estaduais e também municipais. A unidade fica na Rua Antônio de Godoy, 3033 – Centro. Para ser atendido presencialmente no Poupatempo, é preciso agendar data e hora previamente, pelo portal http://www.poupatempo.sp.gov.br , pelo aplicativo Poupatempo Digital, nos totens de autoatendimento ou através do Assistente Virtual, chamado “P”, que atende no portal e WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974. A Região Administrativa de São José do Rio Preto conta, atualmente, com 12 postos do Poupatempo nas cidades de Catanduva, Fernandópolis, Guapiaçu, Jales, José Bonifácio, Neves Paulista, Nova Granada, Novo Horizonte, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto, Tanabi e Votuporanga.

Deixe um comentário