Em busca dos indecisos
O PSOL e o PT de Rio Preto debateram a criação de uma frente de apoio ao ex-presidente Lula e ao candidato a governador Fernando Haddad (PT) no 2º turno da eleição na cidade. O objetivo é conseguir os votos dos eleitores indecisos, de Ciro Gomes (PDT) e de Simone (Tebet) em favor de Lula contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Fusão à vista
Treze partidos ou federações que atingiram a cláusula de barreira neste ano terão acesso ao fundo eleitoral e ao tempo gratuito de Rádio e TV. Pelo menos seis partidos: PTB, Novo, Solidariedade, Patriota, PROS e PSC elegeram deputados federais, mas não alcançaram os 2% de votos válidos nacionais necessários para superar a cláusula.
Balde de água fria
Sem conseguir atingir a cláusula de barreira, o Patriota em Rio Preto deve perder força visando a eleição de 2024, quando o presidente da legenda, Ulisses Ramalho, tem pretensão de disputar a sucessão do prefeito Edinho Araújo (MDB). Atualmente, ele desempenha o cargo de secretário de Serviços Gerais.
Murmurinho
Nem mal acabou o primeiro turno das eleições e vereadores de Rio Preto, durante a sessão de terça-feira, 4, começaram a fazer consultas sobre quem poderia ser o presidente da Câmara nos dois próximos anos. A eleição da Mesa Diretora é só em meados de dezembro. A Coluna do Diário do Rodrigo Lima apurou que Paulo Pauléra (PP) arranca na disputa como uma ligeira vantagem. “Nesse momento estou tranquilo”, disse Jorge Menezes (PSD) ao negar interesse em disputar o cargo que já ocupou.
Visita amarga
A fotografia registra sorrisos e felicidade, mas o governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o candidato derrotado a deputado federal Marcelo Hercolin (União Brasil) não têm o que comemorar. Os dois se encontraram no Palácio dos Bandeirantes para fazer uma avaliação do que pode ter acontecido no domingo. “Hoje (quarta-feira), estive no palácio dos bandeirantes dando um abraço no homem público mais preparado do Brasil, o político que eu mais admiro na minha vida. Uma pena que não vai continuar sendo nosso governador. Estarei sempre ao lado de Rodrigo Garcia onde ele estiver.Seguimos trabalhando! Desistir jamais!”, escreveu Hercolin que recebeu 58.419 votos.
2º turno
Já integrantes do Republicanos de Rio Preto se reuniram com Tarcísio e prometeram gás total no 2º turno em favor de Tarcísio Gomes de Freitas contra o PT. A coronel Helena (Republicanos) esteve com o candidato a governador do seu partido e prometeu empenho. Afinal, se Tarcísio vencer são boas as chances dela chegar a uma cadeira na Assembleia ou ser indicada para cargo no governo. Essa é a expectativa do time dela.
Desde criancinha
Após o anúncio do apoio a Tarcísio pelo prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), o deputado estadual reeleito Itamar Borges (MDB) fez o mesmo movimento em favor do candidato do Republicanos. Agora, tem gente que não entende os motivos que levaram Edinho a ignorar Bolsonaro, principalmente, empresários bolsonaristas de Rio Preto. “Estamos de olho”, disse um deles à Coluna.
“Papai”
Coordenador da campanha de Tarcísio na região de Rio Preto, Eleuses Paiva (PSD) é chamado de “papai” por vereadores que estão no grupo que deve disputar uma cadeira na Câmara em 2024. “O que o papai pede ou diz eu faço”, brincou um dos parlamentares.
Assédio eleitoral
É vítima ou conhece alguém que está sendo coagido a votar em determinado candidato, sob ameaça de demissão ou promessa de benefício? Isso pode ser denunciado ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Acesse o site: www.mpt.mp.br e clique em denuncie ou baixe o aplicativo “MPT Pardal”. No formulário a ser preenchido no site, você pode detalhar os fatos, além de apresentar provas que colaborem para uma rápida atuação do órgão. O direito ao voto e a escolha democrática do candidato de sua preferência devem ser respeitados por todos os empregadores. Intimidar empregado é ilegal e pode ser punido nas esferas trabalhista e criminal.
Interdição
A avenida Juscelino Kubitschek será parcialmente interditada neste domingo, 9, entre 6h e 11h, para a realização de uma corrida de rua. Os veículos poderão circular em faixa delimitada ao longo de todo o percurso, que vai da entrada do Shopping Iguatemi até a intersecção com as avenidas Francisco das Chagas Oliveira e Marco Costantini, que não terão seu tráfego afetado.O fluxo de veículos no cruzamento com a Avenida Abelardo Menezes será controlado por agentes de trânsito. Os demais cruzamentos e passagens ao longo do percurso estarão interditados durante o período. A prova tem categorias com distância de 5km e 10km e pontos de largada e chegada no estacionamento do shopping, com início previsto para 7h.