Na mão de Edinho
O secretário de Trânsito, Amaury Hernandes, entregou para o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), a planilha com os custos para o município autorizar o passe livre no transporte coletivo, no próximo domingo, 30, durante o 2º turno da eleição. À Coluna Bastidores DRL, ele afirmou que o custo para o Executivo seria de aproximadamente de R$ 100 mil, levando em consideração a quantidade de usuários do sistema registrado no 1º turno da disputa.
Na Justiça
O vereador João Paulo Rillo, presidente estadual do PSOL, ingressou com pedido na Justiça para forçar o município a oferecer o transporte coletivo no dia da eleição. Um dos argumentos é de que parte do eleitorado não possui condições de pagar a tarifa de R$ 4,80 – no caso de Rio Preto – para ir até o ponto de votação. Ao mesmo tempo, o voto é obrigatório no país.
Debate: Esquerda X Direita
Aliás, Rillo participou de debate no Podcast Diário do Rodrigo Lima com o Coronel Fábio Candido (PL). Rillo defendeu a eleição do ex-presidente Lula e do candidato a governador Fernando Haddad, enquanto que Candido, que disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), defendeu a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do candidato a governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Clique aqui para assistir a íntegra do Podcast!
Festa?
O Ministério Público deverá avaliar pedido sobre a realização da apuração do 2º turno no estacionamento do Centro Regional de Eventos. Outros locais estão sendo avaliados em Rio Preto para receber eleitores bolsonaristas. O receio, no entanto, é de possíveis brigas e confusões envolvendo eleitores do campo político da esquerda. Tudo irá depender do resultado das urnas.
Ponto facultativo
Na próxima sexta-feira, dia 28 de outubro, será comemorado o Dia do Servidor Público em Rio Preto. Por conta disso, repartições públicas municipais estarão fechadas e voltam a atender a população na segunda, dia 31/10. O Dia do Servidor Público surgiu por meio do Conselho Federal do Serviço Público Civil, como uma forma de homenagear a criação da legislação que determina os direitos e deveres para os servidores públicos no país (Decreto Lei nº 1.713, de 28 de Outubro de 1939).
Na maior parte dos Estados brasileiros, este dia é considerado ponto facultativo para os profissionais do setor.
Sem bike
Por causa das eleições do próximo domingo, dia 30 de outubro, não haverá o projeto esportivo CicloLazer. A ação será retomada no dia 6 de novembro, com empréstimo gratuito de bicicletas aos interessados em praticar a atividade física. A retirada do veículo acontece aos domingos, em frente ao Júpiter Olímpico, das 7h às 12h. Para usar uma das bicicletas é necessário apresentar um documento pessoal com foto. O percurso pode ser feito entre o Ginásio Antônio Natalone e a ciclovia José Saran Neto, em um total de aproximadamente sete quilômetros.
Agrado
Aliados do vereador Bruno Moura (Patriota) aguardam uma manifestação do vereador durante a sessão nesta terça-feira, 24, em relação ao projeto que cria a emenda impositiva no orçamento de Rio Preto. O clima é de tensão na Câmara à medida que parlamentares começaram a se posicionar contra a proposta, como o vereador Renato Pupo (PSDB). Moura apareceu em vídeo anunciando um asfaltamento de rua no bairro São Deocleciano, um dos seus principais redutos eleitorais. O secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, estava no local ao lado do parlamentar. O receio é de que, com o agrado, Moura recue de sua proposta.