Edinho, o camaleão
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), é um camaleão da política. Após comemorar 50 anos de vida pública, emedebista mostra prestígio político e consegue circular entre atores políticos da esquerda, do centro e da direita. Em Brasília, no início desta semana, ele posou para fotos com o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Nesta quarta-feira, 15, já em São Paulo para participar da cerimônia de posse na Assembleia Legislativa, ele registrou o encontro com os deputados estaduais Itamar Borges (MDB), Beth Sahão (PT) e Carlão Pignatari (PSDB), que deixou o comando da Casa. Clique aqui e assista entrevista com Edinho na noite desta quarta.
No Palácio
Edinho aproveitou a sua ida a São Paulo para perambular pelos corredores do Palácio dos Bandeirantes para manter contato com secretários do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Um dos temas debatidos por Edinho foi a região metropolitana da região de Rio Preto. Mas, o principal encontro ocorreu com o secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD. O prefeito estava acompanhado de Itamar, que é apontado como o nome natural de Edinho na disputa eleitoral pela Prefeitura em 2024.
Jogo de xadrez
O movimento de Edinho acontece após Kassab aparecer em fotografias, justamente, com um dos principais adversários do grupo político do atual prefeito, o deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB), que também tomou posse nesta quarta-feira, 15, na Assembleia. Edinho tem afirmado por aí que um possível retorno de Valdomiro para o Executivo representaria um “retrocesso” para a cidade. Valdomiro é apontado como amigo pessoal de Kassab, tanto que antes mesmo de tomar posse levava prefeitos da região para conversar com o cacique do PSD.
Homenagem ao Grupo Cene
A Câmara de Rio Preto realizou a outorga, na noite desta quarta-feira,15, da Medalha 19 de Julho e do Diploma de Gratidão do Município ao Grupo Cene. A homenagem foi realizada em cumprimento ao decreto legislativo nº 1340/2022, de autoria do vereador Julio Donizete (PSD). Esta honraria é destinada à pessoa física ou jurídica, instituição ou corporação de caráter público, credor do reconhecimento do povo rio-pretense. Clique aqui para assistir à entrevista com a presidente do Grupo Cene, Sueli Noronha Kaiser.
Chave do cofre 1
Em meio a muitas negociações que se arrastaram até madrugada desta quarta-feira, 15, e terminaram com uma reunião entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e alguns líderes na manhã de hoje, o desenho final das 30 comissões permanentes da Casa foi finalmente finalizado. Metade delas (15) foi instalada na manhã de hoje. Também foram eleitos os presidentes de cada colegiado pelos próximos dois anos. A outra metade será instalada até esta quinta-feira, 16.
Chave do cofre 2
Na queda de braço por espaço, o PL, partido do ex-presidente da República Jair Bolsonaro e, consequentemente, principal legenda de oposição ao governo, saiu fortalecido com cinco colegiados. Dono da maior bancada da Casa, com 99 parlamentares, o PL também vai comandar as comissões de Saúde, Esporte e Previdência Social. Após uma disputa acirrada com o União Brasil, o Partido Liberal conquistou ainda a relatoria da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que ficará com o deputado Luiz Carlos Motta – que teria sido uma escolha do presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto. Considerada uma das mais importantes do Congresso Nacional, por ser responsável pela votação do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), a cada dois anos, a CMO reveza a presidência entre a Câmara e o Senado Federal. Neste ano, caberá ao Senado o posto de presidente do colegiado, que ficará com a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB).
Fortalecido
A confirmação da indicação de Morra como relator da comissão do Orçamento, o PL se fortalece ainda mais na região de Rio Preto. O coordenador regional do partido é Fábio Marcondes, que deve ampliar a sua atuação no município, já que Motta – presidente local da sigla – deve priorizar o seu mandato em Brasília. Ou seja, Marcondes teria carta branca para fazer a articulação. A Coluna Bastidores DRL apurou que o secretário de Esportes mira na aliança com a pré-candidata a prefeita do Republicanos, Coronel Helena, secretária estadual de Esportes.
Acolhimento
Considerado uma “joia” esquecida pela Bispado de Rio Preto, a Casa do Clero, localizada em um conjunto de chácaras entre a cidade e o distrito de Engenheiro Schmitt, vai se transformar em um grande centro de triagem de pessoas em situação de rua. O anúncio do projeto pelo Frei Francisco Belotti, fundador da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. O Diário do Rodrigo Lima apurou que a inauguração será no domingo, 19, no dia do aniversário de Rio Preto, por volta das 11h30. Ele afirmou que o novo espaço teria condições de receber 120 pessoas – entre homens e mulheres – dispostos a receber ajuda e deixar as ruas. Inaugurada em 2002 com o objetivo de servir como um espaço para padres aposentados, a Casa do Clero, nunca teria sido utilizada desde 2002, quando foi inaugurada. Clique aqui para saber mais sobre o projeto.
Comando da Alesp
Eleito com 89 votos, o deputado André do Prado é o novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e comandará o maior parlamento estadual da América Latina pelos próximos dois anos. A nova Mesa Diretora da Alesp, eleita durante sessão realizada nesta quarta-feira (15), é composta também pelo 1º secretário, deputado Teonilio Barba (PT), e pelo 2º secretário, deputado Rogério Nogueira (PSDB). Em sua primeira fala à frente do Legislativo paulista, André do Prado agradeceu os votos recebidos e prometeu uma gestão aberta a diálogos. “Sei da minha responsabilidade, mas agradeço a cada um de vocês, pois sem o apoio dos partidos isso não seria possível. Vou trabalhar muito para honrar cada voto que tive na tarde de hoje”.
Novo mandato
Anote aí! Os deputados que vão representar a região de Rio Preto na Assembleia Legislativa são: Beth Sahão (PT), Carlão Pignatari (PSDB), Itamar Borges (MDB), Sebastião Santos (Republicanos) e Valdomiro Lopes (PSB).
Em cima
O secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, tem percorrido pontos da cidade atingidos pelas fortes chuvas. Ele afirmou que um dos principais problemas é que a pasta executa as melhorias em locais em que não tem, por exemplo, asfalto e a quantidade de chuva acaba desfazendo o trabalho. O secretário inicia a sua jornada diária muito cedo e mantém contato permanente com o prefeito Edinho e com o superintendente do Semae, Nicanor Batista Júnior.