Derrite em Rio Preto
O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, participa da entrega, nesta segunda-feira, 11, das novas instalações da sede da 1ª Companhia e do 1º Pelotão do 4º Batalhão de Polícia Ambiental em São José do Rio Preto. Ele, que já defendeu a pré-candidatura a prefeito de Rio Preto do coronel Fabio Candido, deverá assumir um tom de neutralidade diante das possíveis presenças de outros pré-candidatos como os deputados estaduais Itamar Borges (MDB) e Valdomiro Lopes (PSB) durante o evento oficial.
Alerta
Valdomiro gravou vídeo em que questiona o lançamento de edital pela Prefeitura de Rio Preto da construção da Arena Multiuso no recinto de exposições. Ele afirmou que não é contra o fomento do turismo ou de eventos, mas fez um alerta sobre as prioridades do governo em 2024, já que existiria um “rombo” no orçamento da cidade na destinação de recursos para cobrir as despesas na Saúde no próximo ano no valor de R$ 180 milhões.
Itamar com a ARCD
Itamar se encontrou recentemente com a direção da ARCD (Associação de Reabilitação da Criança Deficiente), comandada por Adriane Cirelli. “Na noite de quinta-feira, no Automóvel Clube, também encontrei a amiga Adriane Cirelli, presidente da ARCD de Rio Preto, com seus diretores e colaboradores”, escreveu o parlamentar nas redes sociais. Clique aqui para assistir ao Podcast com a participação de Adriane.
Helena e Darlene
A secretária estadual de Esportes, Coronel Helena dos Santos Reis, se encontrou recentemente com a atacante do Flamengo Darlene, que começou a sua carreira em Rio Preto. Helena é também pré-candidata a prefeita pelo Republicanos na eleição em 2024. Darlene é uma das principais embaixadoras do futebol feminino na cidade e pode se tornar trunfo na disputa eleitoral para atrair especialmente o apoio do eleitorado feminino.
Bandeira
O sertanejo Cristiano usou as suas redes sociais para postar vídeo em que mostra o trecho em que o companheiro Zé Neto se acidentou nesta semana. Trecho em que o zé se acidentou! Precário, mas o IPVA, os pedágios do povo brasileiro tá em dia. Porque se não estiver não pode rodar, mas mesmo pagando, tá difícil rodar! Uma sacanagem uma rodovia com concessionária de pedágio, está largada às traças. E cuidado, se cair em um buraco, ou estourar um pneu neste asfalto e infelizmente sofrer um acidente. Provavelmente dirão que você estava bêbado. (Não é sobre política é sobre direito! Se tem concessão, tem que estar em dia)”, escreveu Cristiano nas redes sociais.
Tarcísio sanciona…
A lei que autoriza o Governo de São Paulo a promover a desestatização da Sabesp foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas, com publicação em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (8). Há dois dias, a proposta foi aprovada com margem muito ampla, de 62 votos a um, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). “Obviamente, é um projeto que tem sua complexidade, mas vamos debater e explicar o quanto for necessário para mostrar a vantajosidade do que está sendo construído, para mostrar o que a gente quer é água chegando na torneira de todo mundo. Estamos construindo um modelo de vitória que universaliza o acesso, aumenta a oferta e segura a tarifa. É um modelo que vai ser exemplo para todo o Brasil”, afirmou Tarcísio.
…lei da desestatização da Sabesp
A nova legislação tem por objetivo garantir a antecipação da universalização do saneamento básico, de 2033 para 2029, quatro anos antes do prazo inicial, e viabilizar a inclusão de cerca de 1 milhão de pessoas em áreas rurais e comunidades carentes nos serviços de água e esgoto, com tarifas reduzidas. A nova lei estadual autoriza a desestatização da companhia por meio de oferta pública de ações, focada no compromisso com a universalização do saneamento básico até 2029, abrangendo áreas rurais e comunidades carentes, e redução da conta d’água. Também possui diretrizes de qualidade, gestão sustentável dos recursos hídricos e redução da tarifa. Para tanto, a nova lei autoriza a criação do Fundo de Apoio à Universalização do Saneamento no Estado de São Paulo.
Tiro no pé
O vereador Jean Dornelas (MDB) conseguiu atrair todos os holofotes para si ao divulgar vídeo nas redes sociais, nesta sexta-feira, 8, em que faz uma cobrança pública aos colegas pela rejeição do projeto que possibilita a instalação do 5G em Rio Preto. Parlamentares afirmam que quem vai pagar essa conta será o gabinete do prefeito Edinho Araújo (MDB), que teria dado aval para Dornelas – espécie de líder do governo no Legislativo — gravar a sua indignação com a proposta rejeitada no plenário da Casa.
Sem explicação
Vereadores consultados pela Coluna Diário do Rodrigo Lima alegaram que não teria tido nenhuma explicação técnica por parte do governo da proposta que tramitou no Legislativo há alguns meses. Outro argumento apresentado é de que parlamentares deixaram de ser atendidos, de uma hora para outra, em suas bases eleitorais. De qualquer forma, Dornelas deve passar um período a pão e água, a começar com a rejeição de projetos de sua autoria nas próximas sessões. A crítica aos colegas deve custar caro ao parlamentar do MDB.
Bebês sem HIV
No mês em que se comemora o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a taxa de transmissão vertical do HIV, que é a infecção passada da mãe para o bebê durante a gestação, o parto ou a amamentação, caiu para menos de 2% no Estado de São Paulo. Esse resultado é conquista do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS e do Programa Estadual de IST/Aids, que recebeu nesta sexta-feira, 8, o selo de boas práticas e a certificação internacional para eliminação da transmissão do HIV e Sífilis, além de alcançar a categoria bronze para Sífilis Congênita.
Casas na região
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo (SDUH) entregou na quinta-feira, 7, mais 182 casas na Região Administrativa de São José do Rio Preto. Foram beneficiadas famílias dos municípios de União Paulista, Pedranópolis e Riolândia. O investimento na construção das moradias foi de R$ 25,6 milhões. O diretor de Engenharia e Obras da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Silvio Vasconcellos, participou das solenidades nos três municípios e lembrou que a CDHU constrói casas há mais de 50 anos.“O Governo de São Paulo é o único que tem financiamento com juros zero. O valor do financiamento é feito para que caiba no orçamento da família”, explicou. “Não venda esse imóvel. Ele é um patrimônio da sua família. Transformem essa casa em um lar e sejam felizes”, disse o diretor.