Kassab recebe Colar de Honra ao Mérito
Solenidade de entrega do Colar de Honra ao Mérito ao secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab, mobilizou deputados estaduais da região de Rio Preto, entre eles Itamar Borges (MDB), Sebastião Santos (Republicanos) e Valdomiro Lopes (PSB). A secretária estadual de Esportes, Helena dos Santos Reis, também esteve na solenidade na Assembleia Legislativa (Alesp) nesta quarta-feira, 20.
Habitação
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, Itamar e o secretário municipal de Habitação, Manoel de Jesus Gonçalves, se reuniram em São Paulo, nesta quarta-feira, 20, com o o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco. “Na pauta, Região Metropolitana de São José do Rio Preto, avanços nas obras de urbanização da favela Marte e pedido para construção de novas unidades habitacionais em nossa cidade”, escreveu Edinho nas redes sociais.
À espreita
A dupla do PL de Rio Preto formada pelo deputado federal Luiz Carlos Motta e o secretário municipal de Esportes, Fábio Marcondes, adotaram o silêncio neste momento, conforme já foi divulgado pela Coluna Bastidores DRL. Os dois, no entanto, mantém conversas entre si todos os dias. Uma pessoa próxima dos caciques do PL na cidade disse que a “dupla vem observando comportamentos”. “A decisão futura do partido será decidida de acordo com cenário e atitudes . Alguns ainda duvidam da força eleitoral da dupla e quanto a força da estrutura partidária. Eles dizem que estão seguros e muitos prometem assustar quando entrarem em campo”, afirmou uma fonte ligada a Motta e Marcondes.
Candidato a prefeito!
Motta tem insistido para que Marcondes seja candidato a prefeito e não a vice. O deputado federal, que é o relator do Orçamento da União, estaria viabilizando o apoio do PL ao pupilo. Essa mesma fonte da Coluna Bastidores DRL afirmou que o ex- governador Rodrigo Garcia (PSDB) teria dito aos dois que a dupla deve ser a mais cobiçada na eleição do próximo ano. Procurados, a assessoria de Marcondes respondeu que o mesmo está em férias com a família e sobre eleição só irá falar em em 2024.
Deferência
O presidente da Unimed de Rio Preto, médico José Luís Crivellin, visitou o gabinete do vereador Júlio Donizete (PSD) na Câmara nesta quarta-feira, 20. Em seguida, eles se reuniram com o secretário de Obras, Israel Cestari, em encontro ocorrido na Prefeitura. O tema não foi revelado.
Artes e debates abrem..
Antes do início dos debates sobre direitos das pessoas com deficiência, o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Rio Preto, foi inundado por um festival de cores, sons e movimentos. Integrantes da Associação Renascer capricharam em duas apresentações artísticas cheias de emoção. O evento marcou a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência 2023, promovida pela Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de Rio Preto em parceria com instituições e entidades. O evento contou com a participação do vereador Renato Pupo (PSDB).
…Semana PcD em Rio Preto
Na primeira intervenção, dez integrantes fizeram um número de dança, com séries de movimentos cheios de leveza e graça. Na sequência, o local virou um grande picadeiro com o espetáculo circense “Onde o Céu Encontra a Terra”, de Reni Trombi, com números de malabarismo, equilibrismo, dança e muita palhaçaria. Os figurinos, coloridos e bem-feitos, harmonizam com os cabelos e maquiagem dos artistas.
Alunos nus
O Ministério Público (MP) designou o promotor de Justiça Marcelo Buffulin Mizuno para acompanhar o inquérito policial instaurado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São Carlos sobre o caso envolvendo alunos de medicina que ficaram nus durante um jogo de vôlei feminino. As representações que chegaram à Promotoria serão anexadas a esse procedimento investigativo. Entre as representações protocoladas no MP estão a da deputada estadual Beth Sahão. “Haverá também o envio de cópias para a Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos para análise de alguma medida fora da esfera penal que possa ser adotada”, consta na nota do MP.
Bolsas da Unesp
Alunas da escola estadual Alzira Rollemberg, localizada na região Norte de Rio Preto, ganharam bolsas da Unesp após projetos de recuperação ambiental do córrego Piedadinha. Por intermédio da professora Sandra Zanatta, os alunos desenvolveram projetos: “Água: Fonte da Vida!” e “Salvando o Nosso Córrego Piedadinha!”.
Parceria
O córrego Piedadinha tem três quilômetros de extensão e deságua no rio Preto. Sua nascente fica entre as pistas da avenida Antônio Marcos de Oliveira, no limiar dos bairros Jardim das Oliveiras e Maria Lúcia. O trabalho de recuperação ambiental teve início em 2022, com a limpeza da cabeceira do córrego, até então prejudicado pelo descarte irregular de lixo e pelo rompimento de dutos de canalização. Com parceria, a Prefeitura de Rio Preto viabilizou o plantio de 600 mudas de árvores nativas para recompor a mata ciliar e proteger a nascente, a partir de dezembro do último ano. Já em 2023, foram realizadas obras para contenção de erosão e recomposição de galerias.
Aluguel social em Rio Preto
O juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, determinou que a Prefeitura de Rio Preto pague aluguel social para 40 pessoas que vivem em situação de rua nas proximidades do Centro Pop, espaço que oferece serviços prestados pela Prefeitura de Rio Preto no local. O grupo fica acampado na entrada do Centro Pop, ao lado da avenida Philadelpho Gouvea Neto. Durante encontro que debateu a arquitetura hostil em viadutos na cidade, o magistrado já havia sinalizado que iria propor medidas para auxiliar o grupo de pessoas que está desalojado naquela região do município – clique aqui para assistir.
CPIs no forno 2
Caiu como um bomba a informação divulgada com exclusividade pela Coluna Bastidores DRL sobre a articulação para a criação de duas CPIs na Câmara de Rio Preto. Uma para investigar possíveis irregularidades na construção de casas populares no município, e outra que mira o serviço de tapa-buraco. A promessa é de que até amanhã ao menos uma das comissões seja protocolada no Legislativo. A conferir.