BASTIDORES DRL – Clima eleitoral toma conta de homenagem a Helena na Câmara de Rio Preto; Edinho teve presença protocolar e Peixão ‘decreta’: ‘Sou MDB’

Rodrigo Lima
Edinho recebeu Helena na chegada, mas não participou do evento/imagem – Rodrigo Lima 11/5/2023

Helena avalia boa fase no Esporte

A secretária estadual de Esportes, coronel Helena dos Santos Reis, recebeu diploma de reconhecimento público durante solenidade nesta quinta-feira, 11, na Câmara de Rio Preto. Ela é pré-candidata a prefeita no próximo ano. Clique aqui para assistir a entrevista concedida por ela sobre a honraria concedida pelo presidente do Legislativo, Paulo Pauléra (PP). “Estou muito emocionada com esse reconhecimento por uma história de vida”, afirmou Helena ao dizer que vive um bom momento no cargo no governo do Estado.

Paulo Pauléra durante evento na Casa/imagem – Rodrigo Lima 11/5/2023

Muito cedo 

Pauléra afirmou que “está muito cedo” para debater possíveis candidaturas para a eleição do próximo ano. “Na minha opinião acho que está muito cedo. Política só se discute em ano par”, disse o presidente do Legislativo.

Danilo Campetti, Diego Polachini e Fábio Marcondes durante encontro no Legislativo rio-pretense/imagem – Rodrigo Lima 11/5/2023

Entrevistas exclusivas
Além de Pauléra, veja as entrevistas com o presidente do Republicanos de Rio Preto, Diego Polachini, Danilo Campetti, o assessor especial do governador Tarcísio Gomes de Freitas, e com o secretário de Esportes de Rio Preto, Fábio Marcondes. Clique aqui para assistir.

Protocolar 

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), fez uma participação protocolar no Legislativo para receber a Coronel Helena nesta quinta-feira, 11. Ele posou para as fotografias e, em seguida, deixou o local à francesa. A sua ausência só foi percebida quando o prefeito foi chamado para compor a mesa e já não estava mais presente.

Marcondes e Helena conversam observados por Polachini/imagem – Rodrigo Lima 11/5/2023

Entrosamento

Marcondes e Helena já demonstram entrosamento. A Coluna Bastidores DRL captou o momento em que os dois se encontraram na Casa. Ambos, observados por Polachini.  Os dois garantem que são pré-candidatos a prefeito, mas existe a possibilidade dele ser vice dela na disputa eleitoral em Rio Preto no próximo ano.

Márcia Caldas e Coronel Helena durante o evento/imagem – Rodrigo Lima 11/5/2023

Só elogios 

A presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio Preto (Sincomerciário), Márcia Caldas, rasgou elogios a Helena durante o evento na Câmara. A simpatita de Márcia pela secretária estadual de Esportes foi revelada durante a gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima – clique aqui para assistir.

Celso Peixão afirmou apenas: ‘sou MDB’/imagem – Rodrigo Lima – reprodução

‘Sou MDB’ 

O vereador Celso Peixão foi surpreendido pela Coluna Bastidores DRL ao ser questionado sobre sua aproximação do Republicanos de Rio Preto. “Sou MDB. Mas, o projeto da Coronel Helena é interessantíssimo”, afirmou Peixão. O vereador repetiu mais algumas vezes: “sou MDB, sou MDB”. Assista ao vídeo.

Repercussão negativa 

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Catanduva (ACE), Marcos Roberto Escobar, divulgou uma nota de repúdio contra a decisão da Câmara de criar seis novas cadeiras de vereadores, a partir de janeiro de 2025. Ele não concorda ainda com a forma que os parlamentares decidiram ainda o reajuste dos salários do prefeito, do vice e dos secretários municipais, além dos próprios subsídios. O valor proposto para o salário dos vereadores é de R$ 16,5 mil.

Pré-candidato a prefeito do PT

O ex-vereador Márcio Ladeia afirmou que é pré-candidato a prefeito na eleição de 2024 em Rio Preto. Filiado ao PT, ele afirmou que já conversou, inclusive, com o presidente estadual do PSOL, João Paulo Rillo, sobre a sua disposição em disputar a sucessão do prefeito Edinho Araújo (MDB). Caso o petista leve à frente o seu projeto, Rillo, em tese, não teria o apoio do presidente Lula e, sim, Ladeia. Neste caso, as apostas são de que o cacique do PSOL pode até abrir mão de sua eventual candidatura a prefeito. “No PT há dois grupos: um que defende a candidatura própria e outro que defende o apoio ao João Paulo (Rillo). Eu sou pré-candidato a prefeito pelo PT”, afirmou Ladeia à Coluna Bastidores DRL nesta quinta-feira, 11.

Empresa Sanessol comemora resultados do saneamento em Mirassol/imagem – divulgação

Saneamento em Mirassol 

Nos últimos meses o assunto saneamento ganhou ainda mais espaço na imprensa brasileira com a divulgação da 15ª edição do Ranking do Saneamento, que traz a realidade do setor de saneamento das 100 maiores cidades brasileiras em número de habitantes, realizado pelo Instituto Trata Brasil. Esse estudo mostra que 51,2% dos esgotos gerados são tratados, enquanto a média do estudo das 100 maiores cidades é de 63,30% e apenas sete municípios apresentaram valor máximo (100%) de tratamento de esgoto. Diante desse cenário macro, esses números comprovam que Mirassol está em evidência já que, desde a inauguração da Estação de Tratamento Fartura, em 2019, 100% do esgoto é coletado e tratado, alcançando a meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento bem antes da maioria das cidades brasileiras.

Infraestrutura em saneamento

Outro dado importante aparece no último ranking do saneamento da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), divulgado em 2021, onde apenas 23 municípios de pequeno porte do Brasil atingiram a totalidade de acesso da população à água e esgoto tratados. “É importante lembrarmos que para chegar ao topo muito trabalho foi realizado e o caminho foi longo, já que quando assinamos o contrato de concessão, em 2008, menos de 5% do esgoto era tratado. Para avançar, em 2010, inauguramos a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piedade – um avanço para o saneamento básico local. Dois anos depois, em 2012, concretizou-se mais um marco com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fundão, atingindo 80% de tratamento e em 2019, concluímos a ETE Fartura, chegando na tão sonhada universalização”, conta o diretor geral da Sanessol, Luís Guilherme Bizelli.

Empresa Unicos ofereceu almoço para as mamães/imagem – divulgação

Unicos reúne mamães 

A construtora Unicos reuniu todas as mamães da equipe para um almoço pra lá de especial nesta quinta-feira, 11. O objetivo foi prestar uma homenagem a todas as mamães que atuam na empresa. “Foi um momento repleto de risadas, conversas animadas e lindos relatos sobre a maternidade, além da entrega de um mimo mais que emocionante, porta-retratos com quem lhe deram esse título tão importante, o de mãe. Obrigada por trazerem o amor de Mãe para dentro da Unicos”, consta em nota divulgada nas redes sociais.

Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres, durante entrevista coletiva sobre a Operação Eleições 2022 no segundo turno/imagem – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ex-ministro com tornozeleira

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar o ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Pela decisão, em troca de prisão preventiva, Torres deverá usar tornozeleira eletrônica. Na decisão, Moraes também determinou que o ex-ministro deverá cumprir recolhimento domiciliar no período noturno e aos finais de semana. Torres está preso desde 14 de janeiro em função das investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, ele estava à frente da Secretaria de Segurança do Distrito Federal. O inquérito no STF apura suposta omissão na contenção dos atos.

Deixe um comentário