BASTIDORES DRL – Agente de proteção afastado do cargo; repercussão da nomeação da Coronel Helena e verba para hospital de Rio Preto

Rodrigo Lima
Juiz Evandro Pelarin afastou servidor de função no Fórum de Rio Preto/imagem – Rodrigo Lima 16/11/2022

Agente de proteção afastado

Escrevente do Fórum de Rio Preto foi afastado de suas funções de agente de proteção na Vara da Infância e Juventude pelo juiz Evandro Pelarin. O servidor seria alvo de investigação aberta pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) após munição ter sido encontrada em sua residência durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. A Coluna apurou que consta contra o servidor denúncia de que ele estaria em grupo de WhatsApp com outras pessoas, menores entre elas, onde se falava de bebidas alcoólicas. O escrevente foi preso, mas na delegacia pagou fiança de R$ 3 mil. Celulares e notebooks apreendidos vão passar por perícia “De todo o modo, já o afastei cautelarmente das funções de agente de proteção até ulteriores informações e decisões judiciais”, informou o magistrado.

Secretariado de Tarcísio acabou de ser formado nesta quarta-feira, 21/imagem – divulgação

Surpresa

Surpreendente! Essa foi a palavra que ecoou no meio político de Rio Preto com a nomeação da Coronel Helena dos Santos Reis para o cargo de secretária estadual de Esportes. Considerada um dos principais nomes para disputar a eleição municipal em Rio Preto em 2024, não há dúvida de que a nova missão pode garantir mais força política. Atualmente, ela é suplente de deputada estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Coronel Helena e o governador Tarcísio de Freitas/imagem – divulgação

Fala Helena! 

Helena só foi se manifestar nas redes sociais sobre a sua nomeação após às 21h. “Hoje é mais um dia histórico e emocionante em minha vida. Agradeço imensamente ao governador Tarcísio pelo convite para chefiar a Secretaria Estadual de Esportes de São Paulo. Tenham certeza de que meu esforço, dedicação e conhecimento como gestora pública serão usados para assegurar o acesso da população às atividades esportivas. Sempre fui uma entusiasta do esporte como política pública na educação, segurança, saúde, etc, além de ter um enorme potencial para movimentar a economia e o turismo. Agradeço ao nosso governador pela confiança depositada em mim. Gratidão a todos os integrantes do Republicanos, especialmente ao deputado federal Marcos Pereira, ao nosso presidente municipal Diego Polachini e a todos os apoiadores que estiveram ombro a ombro comigo na minha ainda recente trajetória política. Contem sempre comigo e que Deus abençoe nosso futuro governo!”, afirmou nas redes sociais.

Dupla forte

Logo após a revelação da nomeação de Helena, as especulações relacionadas a uma possível dobradinha política e administrativa com o secretário de Esportes, Fábio Marcondes, ganhou os corredores da Câmara de Rio Preto e integrantes do governo do prefeito Edinho Araújo (MDB). Aliás, o prefeito Edinho comentou a nomeação ao vivo em transmissão no perfil do Instagram – clique aqui para assistir. “Vamos trabalhar juntos”, afirmou o prefeito ao minimizar o resultado eleitoral de 2020, quando derrotou Helena na disputa pela Prefeitura. Marcondes tem dito que é leal e grato a Edinho e que ainda é cedo para discutir a sucessão. “Obrigado Prefeito Edinho pelo carinho. Aproveito oportunidade para parabenizar pelo livro “50 anos de Vida Pública”. Uma bela história e um grande legado, Deus continue te iluminando”, escreveu Marcondes nas redes sociais.

Embaralhou

A coluna ouviu a seguinte pergunta: com a nomeação de Helena e de Eleuses Paiva como secretário estadual de Saúde, quem teria o apoio do governador Tarcísio Gomes de Freitas na eleição de 2024 em Rio Preto? Os dois dificilmente serão candidatos.

Edinho durante o lançamento do livro 50 anos de sua carreira política/imagem – Fabrício Spatti

Livro de Edinho e repercussão do podcast

O lançamento do livro de 50 anos da carreira política do prefeito Edinho foi concorrida. O assunto foi um só: a repercussão do Podcast Diário do Rodrigo Lima divulgado na última segunda-feira, 19, em que Edinho citou possíveis nomes de sucessores para se sentar na sua cadeira. Durante o evento, a Coluna conversou com deputado estadual Itamar Borges (MDB) e o secretário de Agricultura, Pedro Pezzuto, que já declinou de qualquer possibilidade de disputar a eleição. Clique aqui para assistir a entrevista e também aqui para ver o Podcast com a participação de Edinho.

2024 

Será uma guerra! Já imaginou uma disputa eleitoral tendo como candidatos a prefeito: Itamar Borges, Eleuses Paiva, Helena dos Santos Reis, o deputado estadual Valdomiro Lopes, o vereador João Paulo Rillo, o atual vice-prefeito Orlando Bolçone e o secretário de Esportes, Fábio Marcondes.

Secretariado de Tarcísio acabou de ser formado nesta quarta-feira, 21/imagem – divulgação

 

Visitas ao bispo

O bispo Dom Vilar está recebendo diversas visitas neste final de ano antes do Natal. Nesta terça-feira, 20, ele recebeu o prefeito Edinho e, nesta quarta-feira, 21, foi a vez do deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) fazer uma visita de cortesia a Dom Vilar, que já participou do Podcast Diário do Rodrigo Lima – clique aqui para assistir.

Vereador Julio Donizete se encontra com representantes da Secretaria de Saúde e do Hospital Bezerra de Menezes / imagem – divulgação

Verba para o Hospital Bezerra de Menezes

O vereador Julio Donizete (PSD) se reuniu nesta quarta-feira, 21, com o secretário de Saúde, Aldenis Borim, e com representantes do Hospital Bezerra de Menezes para anunciar a liberação de emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para custeio da entidade em Rio Preto. O vereador disse que o recurso foi liberado por intermédio de emenda do deputado estadual Tenente Coimbra. “O dinheiro já está na conta”, afirmou Donizete. O Hospital é responsável pelo atendimento psiquiátrico no município.

Capoeira na Europa

O vereador Bruno Moura (Mais Brasil) vai viajar para a Europa na próxima sexta-feira, 23. Ele disse que vai para Itália, onde deve participar de evento de capoeira. Só retorna no dia 6 de janeiro.

O rei do futebol, Pelé acreditava que a seleção brasileira possa conquistar hexacampeonato mundial/imagem – divulgação

Piora no quadro

Um novo boletim médico divulgado nesta quarta-feira, 21, pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, apontou que piorou o estado de saúde de Pelé, 82, que está internado desde o dia 29 de novembro. De acordo com o texto, o ex-jogador precisa de cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. O comunicado, no entanto, não citou o quadro de infecção respiratória, que era o principal foco de ação dos médicos até o último boletim divulgado, dia 12.

Atualizado às 22h34

Deixe um comentário