BASTIDORES – Análise do 2º turno em Rio Preto entre Coronel Fábio e Itamar; Câmara elege sete novatos

Rodrigo Lima
Coronel Fábio venceu o primeiro turno da eleição em Rio Preto/imagem – Rodrigo Lima 5/10/2024
0 x 0 
O resultado eleitoral em Rio Preto neste domingo, 6, demonstrou que o 2º turno na cidade entre Coronel Fábio Candido (PL) e Itamar Borges (MDB) será teste para cardíacos. Em que pese a expressiva votação do coronel, que obteve 88.852 (40,46% dos votos válidos), contra 56,401 votos (25,68%) do emedebista, a nova etapa da eleição começa tudo do zero. Clique aqui e veja a entrevista com o Coronel Fabio e aqui para assistir a entrevista com Itamar.
Eleuses Paiva, Itamar, José Luis Crivellin e Edinho/imagem – Rodrigo Lima 6/10/2024

E agora?   

Desde que o resultado final foi divulgado pela Justiça Eleitoral, os dois lados iniciaram um processo de avaliação também das votações dos candidatos derrotados, no caso o deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) somou 48.012 votos (21,66%) e Marco Rillo (PT) que recebeu 25.156 votos (11,45%). Os apoios de Valdomiro e Rillo serão decisivos no 2º turno, que acontece no dia 27 – último domingo de outubro.

Valdomiro conversa com eleitora em ponto de votação em Rio Preto/imagem – Rodrigo Lima 6/10/2024
Eleitores do PT e do PSB
Como vão se comportar os eleitores de Valdomiro e Rillo, que deverão escolher entre os candidatos Coronel Fábio e Itamar. Eleitores do PT votariam no coronel, que é apontado como o candidato de direita no município? Ao mesmo tempo, eles votariam em Itamar, que foi alvo das principais críticas do candidato do PT no primeiro turno? E o eleitorado de Valdomiro? Vai se dividir ou vão migrar para qual candidatura?
Surpreendeu
Sem as respostas para essas perguntas é muito prematuro afirmar que o Coronel Fábio leva grande vantagem ou que Itamar vai reverter o atual cenário. Obviamente, o resultado, com exceção dos “Fábios”, incluindo o candidato a vice Fábio Marcondes (PL), foi surpreendente. Integrantes da equipe de Itamar esperavam um desempenho melhor.
Nova Câmara
A Câmara de Rio Preto terá oito novatos a partir de janeiro de 2025. Foram eleitos pela primeira vez: Felipe Alcalá (PL), Alexandre Montenegro (PL), Jonathan Santos (Republicanos), Abner Tofanelli (PSB), Klebinho Kizumba (PL), Luciano Julião (PL) e Alex do Valdomiro (PSB). Esse último com maior experiência na política local tendo desempenhado a função de chefe de gabinete durante o governo Valdomiro.
Vereador Julio Donizete aumentou a votação e garantiu a reeleição/imagem – Rodrigo Lima 6/10/2024
Quem saiu e quem retornou?
Dos vereadores que desempenham atualmente o mandato ficaram de fora  Robson Ricci (PSD), que foi o mais votado na eleição de 2020, Cláudia de Giuli (MDB) e Karina Caroline (Podemos) – os três ficaram como suplentes. Foram reeleitos João Paulo Rillo (Psol), Francisco Junior (União), Paulo Pauléra (PP), Renato Pupo (Avante), Odélio Chaves (Podemos), Celso Peixão (MDB), Julio Donizete (PSD), Bruno Marinho (PRD), Bruno Moura (PRD), Jorge Menezes (PSD), Pedro Roberto (Republicanos) e Anderson Branco (Novo).
Três vereadores retornam à Câmara: Marcia Caldas (PL), Jean Dornelas (MDB), Rossini Diniz (MDB) e Professor Tadeu (União Brasil).
Só uma
A presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio Preto (Sincomerciários), Márcia Caldas, foi a única mulher eleita vereadora no domingo. 6. Ela foi apoiada pelo deputado federal Luiz Carlos Motta (PL). Ela será a voz feminina na Casa na próxima legislatura – clique aqui para assistir ao podcast com a participação de Márcia.
Bancadas
O resultado da eleição para vereador em Rio Preto pode influenciar também na decisão do eleitorado ao escolher o seu candidato a prefeito no 2º turno. Dos 23 parlamentares eleitos, apenas seis fazem parte do campo político que apoia o Coronel Fabio Candido, outros 14 apoiaram Itamar. Já João Paulo esteve com Rillo, e Tofanelli e Alex estiveram com Valdomiro.
Além do 2º turno
Outro tema que vai começar a ganhar força nos bastidores será a discussão do vereador que vai ter a missão de presidir o Legislativo a partir de 2025.
Prefeito Jorge Seba recebeu o apoio do deputado Carlão Pignatari/imagem – divulgação
Votuporanga
Em Votuporanga, o prefeito Jorge Seba (PSD) foi reeleito com 26.582 votos (59,44%) dos votos válidos. Ele recebeu o apoio do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB). O segundo colocado na disputa foi Dalbert Mega (PRD) com 9.131 votos (20,42%). “Mais uma eleição abençoada e com muita alegria, parabenizo a reeleição do prefeito de Votuporanga, Jorge Seba. Nossa cidade está no caminho certo, e tenho certeza de que, com sua administração, Votuporanga só tem a crescer ainda mais”, escreveu Carlão nas redes sociais.
Prefeita Gi Franzotti comemorou vitória ao lado de familiares/imagem – divulgação
Potirendaba 
Em Potirendaba, a prefeita Gi Franzotti (PL) foi reeleita com 5.341 votos (50,76%) dos votos válidos. Ela é uma das principais candidata bolsonaristas na região de Rio Preto. Gi derrotou Rafael Caliman (Solidariedade) que recebeu 5,181 votos (49,24%).
Em Mirassol, a comemoração foi em cima do trio elétrico/imagem – divulgação
Mirassol
Em Mirassol, o prefeito Edson Ermenegildo (PSD) foi reeleito com 13.970 votos (47,57%). Nos últimos dias da campanha, ele recebeu o apoio do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva. O segundo colocado foi Caco Navarrete (União Brasil) que recebeu 5.058 votos (17,22%).

Deixe um comentário