Auxiliar de limpeza registra boletim por injúria racial em escola de Rio Preto

Rodrigo Lima
Caso foi registrado na Central de Flagrantes de Rio Preto/imagem – Rodrigo Lima 1/04/2025

A Polícia Civil investiga um caso de injúria racial registrado nesta sexta-feira (24) em São José do Rio Preto (SP). Segundo o boletim de ocorrência, uma funcionária de limpeza relatou ter sido alvo de ofensas racistas dentro de uma escola localizada na avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Jardim Panorama.

De acordo com o registro policial, o episódio ocorreu por volta das 9h30, após uma discussão entre duas funcionárias sobre tarefas de limpeza. A vítima afirmou ter sido xingada com palavras de cunho racista, incluindo expressões que a ofenderam por sua cor e origem.

O documento relata que a suspeita teria avançado de forma agressiva, sendo necessário o apoio de um segurança e outro funcionário para evitar um confronto físico. Abalada, a trabalhadora comunicou o caso à supervisão da unidade e foi orientada a procurar a delegacia.

A ocorrência também aponta que a vítima ficou indignada com a falta de apoio institucional e manifestou o desejo de que o caso fosse apurado para “não ser ignorado por questões de imagem da instituição”. A suspeita teria sido afastada após o episódio.

O caso foi registrado como injúria racial – preconceito de raça ou cor (artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal c/c Lei 7.716/89) e será investigado pelo 5º Distrito Policial de Rio Preto. Até o momento, não houve manifestação da direção da escola.

O crime de injúria racial é considerado inafiançável e imprescritível desde a Lei nº 14.532/2023, com pena de até cinco anos de reclusão.

Deixe um comentário

Isso vai fechar em 0 segundos

Isso vai fechar em 0 segundos