O deputado Carlão Pignatari (PSDB) promoveu, na noite desta quinta-feira, 12, uma Sessão Solene para comemorar o Dia do Auditor Fiscal da Receita Estadual de São Paulo, a ser celebrado no próximo dia 21 de setembro. Dentre as autoridades participantes, estavam o secretário de Estado da Fazenda e Planejamento, Samuel Kinoshita, e o deputado Delegado Olim. Dezenas de servidores públicos do Estado compareceram ao evento, que contou com a parceria do Sinafresp (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo) e da Afresp (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo).
Na homenagem, realizada no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado Carlão Pignatari destacou a importância do trabalho dos profissionais para o fortalecimento do Estado. Os auditores fiscais contribuem para a arrecadação tributária do governo paulista, para o aprimoramento de políticas do setor, combate à evasão fiscal e fraudes, auxílio em operações contra o crime organizado, além do atendimento e orientação ao contribuinte.
Ao todo, entre servidores ativos e aposentados, São Paulo tem cerca de 6.000 auditores fiscais da Receita Estadual, de acordo com o sindicato da categoria.“Estamos aqui esta noite para celebrar e homenagear os auditores fiscais da Receita Estadual de São Paulo, essa importante categoria que tanto contribui para o fortalecimento do nosso Estado. Os auditores fiscais são peças fundamentais na estrutura administrativa do nosso Estado. Vocês realizam um trabalho minucioso e de grande relevância social, econômica e tributária. Então, parabéns a todos os nossos valorosos auditores fiscais da Receita Estadual. Continuem firmes no propósito de vocês. O Estado de São Paulo e toda a sua população agradecem pelo trabalho”, disse Carlão Pignatari, durante seu discurso na Sessão Solene.
O deputado lembrou que, enquanto presidente da Assembleia Legislativa paulista, entre 2021 e 2023, e governador em exercício de São Paulo, trabalhou pelo aumento do teto salarial do funcionalismo público estadual, o que beneficiou os auditores fiscais da Receita Estadual. Carlão Pignatari também é autor do projeto de lei 101/2014, que atualiza o nome do cargo dos profissionais à nova nomenclatura da carreira de auditor fiscal da Receita Estadual. A proposta já recebeu aval da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp, e já tem voto favorável do relator na Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho, aguardando apenas votação.
“Agradeço a oportunidade e a todo o apoio que tive para aprovar e sancionar o aumento do teto do funcionalismo. Foi uma demanda mais que justa. O reajuste representa toda a importância dos auditores fiscais para o bom resultado da receita do Estado de São Paulo”, disse Carlão Pignatari. “Em breve, aqui no Estado de São Paulo, o Dia do Auditor Fiscal da Receita Estadual vai ser, de fato e de direito, o Dia do Auditor Fiscal”, completou o deputado, sobre o projeto de lei de sua autoria que tramita na Assembleia Legislativa.
Pela lei vigente, os auditores fiscais ainda recebem o nome de “agentes fiscais de rendas” do Estado de São Paulo.O secretário de Estado da Fazenda e Planejamento, Samuel Kinoshita, parabenizou os auditores fiscais da Receita Estadual e agradeceu pelo trabalho realizado. Ele destacou o esforço de todos os servidores na busca pelo aumento de receita do Estado, além da inovação e contribuição tributária.
O presidente da Afresp, Rodrigo Spada, e o presidente do Sinafresp, Marco Antonio Chicaroni, agradeceram o deputado Carlão Pignatari pela realização da Sessão Solene em homenagem aos auditores fiscais da Receita Estadual de São Paulo, e o parabenizaram pelo trabalho histórico em prol da categoria dos trabalhadores da área tributária do Estado.
Durante a cerimônia, servidores aposentados e da ativa foram homenageados pela sua atuação profissional. Entre eles, estavam Henrique Shiguemi Nakagaki, que já atuou como subsecretário da Receita Estadual, e Monica Paim de Andrade, que atualmente é conselheira do Sinafresp e vice-presidente da Afresp.
Também foram homenageadas as auditoras fiscais Ligia Regina Sabaraense e Neiva Fabiano Gianezi, e o auditor fiscal Mauricio Barutti de Oliveira. Eles receberam das mãos do deputado Carlão Pignatari um troféu concedido pelo Sinafresp e pela Afresp, e puderam discursar e falar sobre sua atuação na Secretaria de Estado da Fazenda.
O deputado Carlão Pignatari encerrou a Sessão Solene agradecendo a presença dos profissionais e de toda a diretoria do Sinafresp e da Afresp, além dos demais participantes. “Contem sempre com meu apoio. O meu mandato como deputado estadual de São Paulo está à disposição para melhorias, conquistas e tudo o que pode ser feito para a população paulista. Somos o melhor Estado do Brasil e vamos continuar sendo, pensando sempre na qualidade de vida dos paulistas, no avanço econômico e social, na preservação ambiental e tudo mais que pode ser aperfeiçoado”, afirmou Carlão.