Policiais civis do GOE da DEIC deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão em uma residência de um adolescente de 15 anos em um bairro da zona norte de Rio Preto nesta quinta-feira, 27. Investigações realizadas pela Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil da capital paulista, identificaram que o menor estaria utilizando as redes sociais para propagar discursos de ódio e violência, atrelados a ideais neonazistas.
Na casa do infrator foram localizados vários artefatos que fazem alusão a instituições e grupos que promoveram a barbárie na Alemanha nazista, como uma grande bandeira preta com uma caveira, a Totenkopf, idêntica às utilizadas como símbolo de algumas das mais temidas e cruéis divisões do exército alemão.
“Havia ainda um coturno semelhante aos usados pelos soldados germânicos, um capacete típico daqueles militares com as insígnias da “SS”, a instituição militar que sustentou a ascensão de Adolf Hitler (posteriormente sendo parte das forças armadas) e que após o término da Segunda Guerra (1939-1945) teve seus altos oficiais condenados pelas atrocidades cometidas contra o povo judeu e outras minorias. Além disso, os policiais civis localizaram um patch do sol negro, símbolo utilizado hoje por grupos extremistas com ideologias ultranacionalistas, de supremacia branca e outros discursos neofacistas”, consta em nota.
Todo o material foi devidamente apreendido e será encaminhado para São Paulo que prosseguirá as investigações em cooperação com outros órgãos nacionais e internacionais de inteligência. Serão investigados ainda se o grupo o qual o menor mantinha contato promoveu ou preparou atos de violência. “Ele foi ouvido e liberado para a genitora e responderá perante a Vara da Infância e Juventude”, consta na nota emitida pela Divisão Especializada de Investigação Criminal (DEIC).