Prefeitura recolhe mais de 20 toneladas de ‘santinhos’ jogados nas ruas de Rio Preto

Rodrigo Lima

A Secretaria de Serviços Gerais realiza a limpeza de 123 pontos de votação em Rio Preto. Foram recolhidas mais de 20 toneladas de “santinhos” de candidatos que foram jogadas nas calçadas próximos de escolas. A chamada forração caracteriza irregularidade eleitoral, conforme informou a chefe da 267ª Zona Eleitoral, Renata Kfouri.

De acordo com o secretário de Serviços Gerais Ulisses Ramalho, essa operação é realizada pela empresa Constroeste por força de contrato com a Prefeitura, mas diante do grande número de panfletos despejados na porta e ao redor dos pontos de votação, a Secretaria mobilizou 70 funcionários que estão colaborando nesse serviço emergencial para evitar que o material de campanha caia nas bocas de lobo e bueiros provocando danos maiores, como explicou Ulisses.

“Até ontem no fim da tarde haviam sido recolhidas 20 toneladas de papel espalhadas pelas ruas e ainda tem mais outras 15 toneladas aproximadamente. Estamos correndo contra o tempo, pois em caso de chuvas, especialmente chuva mais forte que provoque correntezas e enxurradas, essa sujeira pode ser levada para as bocas de lobos e criar problemas de entupimento, contribuindo para provocar enchentes em alguns pontos da cidade. Ainda bem que não choveu no domingo, dia da votação,” disse Ulisses Ramalho em nota.

De acordo com o Executivo, funcionários das próprias escolas públicas e particulares e de outros locais de votação também estão ajudando no recolhimento da propaganda eleitoral. Um dos temores é de que esse material possa chegar até as boca de lobo e entupir os bueiros pela quantidade de papel.

O Diário do Rodrigo Lima registrou o início da limpeza já no domingo na rua onde é realizada a feira livre, no bairro Boa Vista. Acompanhe no vídeo abaixo:

 

Deixe um comentário