O 1º Feirão de Empregabilidade, realizado nesta quinta-feira, 23, no Centro Social Estoril, atendeu cerca de 600 pessoas, chegando ao saldo aproximado de 200 candidatos encaminhados para contratação. O evento foi promovido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria do Trabalho e Emprego, e contou com a participação de 25 empresas. Elas realizaram o processo seletivo de candidatos diretamente no local, com mais de 500 vagas abertas.
A secretaria contabilizou ainda 13 pessoas com deficiência atendidas, quatro delas direcionadas para contratação. Também houve o atendimento de oito pessoas em situação de rua, duas delas sendo encaminhadas para efetivação. “Logo no início, já vimos que o feirão seria um sucesso. Antes mesmo de abrir, já havia uma fila lá fora e, quando começou, a primeira pessoa a ser atendida já saiu contratada. Isso nos deixa muito felizes, pois esse é o intuito do evento”, diz o secretário municipal de Trabalho e Emprego, Rodrigo Demécio.
Demécio participou do Podcast Diário do Rodrigo Lima e falou sobre as oportunidades de empregos temporários e vagas de trabalho em Rio Preto. Clique aqui para acessar o conteúdo da entrevista para saber mais.
Com a senha de número 1, Priscila Neca Sobrinho foi contratada logo após a primeira entrevista. “O pessoal me orientou que a empresa estava precisando de auxiliar de cozinha, eu cheguei e foi essa surpresa. Eu estou super feliz, vou passar o Natal e o Ano Novo empregada. É muito bom”, diz Priscila.
Outra pessoa que ganhou uma vaga de auxiliar de cozinha foi Jéssica Rodrigues de Moura. “O mercado estava meio difícil, mas agora deu tudo certo. Eu estou muito grata, ainda mais porque vou trabalhar numa área que amo. Cozinhar é algo que me liberta”, afirma a nova contratada.
Empresas
Vanderson Camargo, representante da empresa onde Priscila e Jéssica vão trabalhar, diz que o feirão é uma oportunidade também para quem está contratando: “A gente tem dificuldade em encontrar mão de obra aqui na região e esse evento faz a interligação entre o contratante e os candidatos. Em questão de horas, a gente consegue realizar ações que normalmente levariam de dois a três dias. Começamos o feirão com 20 vagas abertas e esperamos preencher todas até o fim do evento.”
A iniciativa foi elogiada também pelo consultor de recursos humanos Maycon Henrique Dias, representante de uma empresa de serviços terceirizados. “Este é um evento que agrega muito, tanto para quem empreende como para a cidade. Por um lado, temos esse contato direto com os candidatos e, por outro, a economia local é beneficiada”, diz.
Inicialmente, a Secretaria do Trabalho previa a participação de pelo menos 15 empresas, com 360 vagas ofertadas. Até o início do feirão, entretanto, outras companhias conseguiram confirmar a participação, o que elevou o número de vagas oferecidas.
O sucesso dessa primeira edição reforça o plano do Trabalho, de realizar o feirão a cada três meses, em diferentes regiões de Rio Preto.
Balcão de Empregos
Para quem está em busca de uma oportunidade e não pôde participar do 1º Feirão da Empregabilidade, a Secretaria do Trabalho mantém o serviço permanente e gratuito do Balcão de Empregos, com atendimento presencial na sede da Secretaria, no Poupatempo e na Prefeitura Regional Norte e em meio virtual pelo portal da Prefeitura (www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos).
O serviço é levado também às dez macrorregiões de Rio Preto por meio do Balcão Itinerante. Neste ano, a unidade móvel vai passar ainda pelo Céu das Artes (7/12) e CRAS Solo Sagrado (14/12).