O deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) promoveu neste sábado, 27, a coleta de assinaturas em favor do projeto de lei que estabelece o fim da saidinha temporária de presos. Um dos principais argumentos do parlamentar em apoio à proposta são os crimes praticados por detentos durante o período de concessão do benefício. “Quero que vire lei o fim da saidinha no Brasil”, afirmou Valdomiro
A Câmara dos Deputados já aprovou proposta que extingue saídas temporárias de presos dos estabelecimentos prisionais. Aprovado em Plenário por 311 votos favoráveis e 98 contrários, o projeto segue para o Senado, que vai analisar as alterações dos deputados federais. Valdomiro disse que vai entregar as cerca de 5 mil assinaturas a um dos senadores do PSB.
O texto aprovado é o substitutivo do relator, do então deputado Guilherme Derrite (P) – atual secretário estadual de Segurança Pública do Estado de São Paulo -, ao Projeto de Lei 6579/13, do Senado. Derrite alterou a proposta inicial, que limita as saídas, para abolir completamente esse benefício.
A lei atual permite a saída temporária dos condenados no regime semiaberto para visita à família durante feriados, frequência a cursos e participação em atividades. Todas essas regras são revogadas pelo texto aprovado pelos deputados.
Derrite afirma que a extinção da saída temporária é necessária, já que grande parte dos condenados cometem novos crimes enquanto desfrutam do benefício. “A saída temporária não traz qualquer produto ou ganho efetivo à sociedade, além prejudicar o combate ao crime”, avaliou.
Pré-candidatura a prefeito
A reportagem do Diário do Rodrigo Lima questionou Valdomiro neste sábado sobre a sua pré-candidatura a prefeito de Rio Preto na eleição deste ano. “Não falo em pré-candidatura porque a coisa está muito longe ainda. Na verdade, é que eu agradeço muito o carinho das pessoas em todos os lugares que eu vou. Não estou pensando em candidatura a prefeito e estou trabalhando fortemente no nosso mandato de deputado estadual. E é isso que eu quero fazer”, afirmou o deputado ao dizer que está engajado no projeto de regionalização da Saúde.
Ele, no entanto, afirmou que, se a pré-candidatura acontecer será a “vontade de Deus, das pessoas e do grupo partidário que possa existir para apoiá-lo”.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A ENTREVISTA COM VALDOMIRO.