Uma jiboia fez uma “visita” inesperada no bairro Dignidade em Rio Preto. O bicho apareceu em frente a garagem de uma casa e imediatamente chamou a atenção do moradores. De acordo com o Corpo de Bombeiros, no final da tarde deste domingo, 7, cerca de 50 pessoas estavam na rua onde o animal foi encontrado.
O Diário do Rodrigo Lima teve acesso a um vídeo gravado por uma das moradores. Ela se diz preocupado com o tamanho da cobra e com a possibilidade de um cachorro ser atacado pelo réptil.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a jiboia encontrada no Dignidade tinha aproximadamente 1,5 metro de comprimento. O tamanho é classificado entre “pequena” e “média” pela corporação. Após capturada, a cobra foi levada e solta em uma mata no município.
As jiboias são consideradas a segunda maior espécie do território nacional, ficando atrás apenas da sucuri – a que é mostrada na novela e sendo representada pelo personagem “Véio do Rio”. As jiboias podem atingir até quatro metros de comprimento, sendo as fêmeas com o maior tamanho.
A jiboia encontrada no bairro Dignidade tem coloração marron, mas essa espécie por apresentar padrões diferentes de coloração. Essas cobras pode ser cinza ou quase preto. As escamas das jiboias são pequenas e irregulares.
A cabeça das jiboias é bem destacada do restante de seu corpo e apresenta um formato retangular. Os olhos apresentam pupilas verticais. Esse animal apresenta uma musculatura do corpo bem desenvolvida, sendo essa musculatura fundamental para comprimir o corpo de sua presa. Para capturá-la, essas serpentes contam com sentidos desenvolvidos, sendo capazes de captar estímulos térmicos, químicos e visuais.
Após a captura sua presa, a jiboia enrola seu corpo no animal e aperta até provocar a morte por asfixia – geralmente anfíbios, aves, lagartos e ovos. Ela engole a presa inteira.