A manobra de Heimlich é uma técnica utilizada em casos de engasgamento, para retirar o pedaço de comida ou objeto que possa estar interrompendo a respiração e salvar a vida da pessoa.
Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e faz com que o objeto seja expulso da via respiratória.
A manobra foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa. Após detectar que a pessoa não consegue respirar corretamente, devido a um engasgamento, o primeiro passo é pedir para ela tossir com força e em seguida aplicar 5 pancadas secas nas costas com a base de uma mão.
Esta é a manobra de Heimlich tradicional, sendo a principal forma de realizar a técnica. O passo-a-passo consiste em:
– Posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços;
– Fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar por cima, e posicioná-la na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica;
– Colocar a outra mão sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente;
– Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima, como se desenhasse um “c” ou uma vírgula com o punho. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos e gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax;
– Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, observando se o objeto foi expelido e se a vítima respira.