VEJA VÍDEO – Beneficência Portuguesa de Rio Preto inaugura sua Sala Híbrida

Rodrigo Lima

O Hospital Beneficência Portuguesa inaugurou a sua Sala Híbrida nesta sexta-feira, 28, o que lhe garante mais um passo à modernização da sua infraestrutura hospitalar. Representantes do hospital disseram que o novo espaço é um complexo cirúrgico avançado que combina uma sala de cirurgia tradicional com equipamentos de imagem de alta tecnologia, permitindo a realização de procedimentos de alta complexidade.

A sala híbrida é um espaço hospitalar projetado para integrar tecnologias avançadas de diagnóstico e tratamento. Neste ambiente, médicos e equipes de saúde têm acesso a recursos de imagem de alta definição, permitindo uma visão detalhada do corpo do paciente durante cirurgias e intervenções.

Essa combinação de tecnologia e espaço especializado oferece inúmeras vantagens, desde a melhoria da precisão diagnóstica até a redução do tempo de recuperação dos pacientes. Com a inauguração desta sala em Rio Preto, a cidade se junta a um seleto grupo de centros médicos que adotam essa abordagem inovadora.

De acordo com a diretora clínica da Bene, Valéria Braile, com a tecnologia de imagem de alta definição, os médicos têm uma visão mais detalhada e precisa do interior do corpo do paciente durante as cirurgias. “Isso permite uma abordagem mais precisa e minimamente invasiva, reduzindo os riscos e complicações para o paciente”, disse Valéria.
Cirurgias que antes exigiam múltiplos procedimentos podem ser realizadas em uma única sessão, liberando mais rapidamente os pacientes para a recuperação, afirma o presidente do Hospital, Pedro Abbes Hueb, que convidou cirurgiões da cidade a conhecer o novo espaço.

As técnicas cirúrgicas mais avançadas, facilitadas pela sala híbrida, resultam em incisões menores e menos trauma tecidual. Isso se traduz em um período de recuperação mais rápido para os pacientes, permitindo que eles retomem suas atividades diárias com mais rapidez.

“Um procedimento convencional com um AVC (Acidente Vascular Cerebral), você tem que levá-lo para a tomografia, de volta para a sala cirúrgica e de volta para uma tomografia de controle antes de iniciar o pós-operatório”, exemplifica Pedro. “Enquanto isso, na sala híbrida, fazemos as imagens e a cirurgia no mesmo ambiente, em uma mesa cirúrgica com braço robótico e uma angiografia que garante um fluxo de atendimento mais rápido e de maior qualidade tanto para os médicos, como para os pacientes.”
A integração de tecnologias de ponta na sala híbrida permite que os procedimentos sejam realizados de maneira mais eficiente e coordenada. Isso se reflete em tempos de cirurgia mais curtos, reduzindo os custos operacionais e liberando recursos para atender a um número maior de pacientes.
A Sala Híbrida montada na Bene Rio Preto inclui sistemas de imagem avançados, como o aparelho de Angiografia (Artis Icono Ceiling), da Siemens, o primeiro modelo adquirido na América Latina; monitores cirúrgicos de alta definição; um polígrafo TEB E-Graph, específico para implantes de marcapasso; sistemas de navegação cirúrgica; e mesa cirúrgica especializada que pode ser ajustada para diferentes procedimentos.
A presença de uma sala híbrida de última geração torna a Beneficência Portuguesa um centro médico atraente para profissionais de saúde altamente qualificados. Isso significa que a comunidade terá acesso a especialistas renomados, garantindo um atendimento médico de excelência.
Para o CEO do hospital, Edsamuel Araújo, a inauguração da sala híbrida no hospital de Rio Preto vai muito além dos benefícios diretos para os pacientes. Ele diz que essa inovação tem o potencial de transformar a dinâmica da saúde na região, trazendo uma série de impactos positivos para a comunidade.
Com procedimentos mais precisos, tempos de recuperação mais curtos e um atendimento médico de excelência, os pacientes de Rio Preto poderão desfrutar de uma melhor qualidade de vida. Eles terão a oportunidade de se recuperar mais rapidamente e retornar às suas atividades diárias com menos limitações.

De acordo com a presidente do Conselho Deliberativo, Josefa Dias da Silva Fernandes, a Sala Híbrida da Bene Rio Preto foi montada para atender às cirurgias cardíacas tradicionais e a intervencionista, a neurocirurgia e a cirurgia vascular. Como exemplo, procedimentos como angioplastias, reparos de aneurismas, além de outras cirurgias complexas.

O hospital investiu na implementação de equipamentos, em treinamento extensivo da equipe, adaptação do espaço físico, e a partir de agora, teremos a manutenção dos equipamentos também requerem investimentos contínuos, conta o superintendente Edsamuel Araújo.

Serviço
Hospital Beneficência Portuguesa
Endereço: Rua Luiz Vaz de Camões, 3150, São José do Rio Preto – SP
Te. (17) 2139-1800
www.beneriopreto.com.br

Deixe um comentário