Tarcísio lidera corrida pelo governo de SP em todos os cenários, aponta Paraná Pesquisas

Rodrigo Lima
Levantamento mostra atual governador com mais de 20 pontos de vantagem sobre os adversários; 66,8% aprovam sua gestão/imagem – divulgação

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lidera com ampla margem todos os cenários testados em nova pesquisa de intenção de voto divulgada nesta terça-feira (6) pelo Instituto Paraná Pesquisas. O levantamento simula diferentes cenários para a eleição estadual de 2026 e revela que Tarcísio seria reeleito com folga, caso a eleição fosse realizada hoje.

No cenário estimulado em que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) aparece como adversário, Tarcísio tem 42,1% das intenções de voto, contra 21,1% de Alckmin. A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) aparece na terceira posição, com 9,4%. Também foram citados o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), com 5,5%; o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), com 4,8%; e o ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), com 4%. O empresário Filipe Sabará (Republicanos) tem 0,8%. Declararam voto branco ou nulo 8,2% dos entrevistados, e 4,1% não souberam ou não quiseram responder.

Em um segundo cenário, com o ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), no lugar de Alckmin, Tarcísio sobe para 46,5% e França aparece com 11,9%. Nesse contexto, os demais nomes mantêm posições semelhantes.

Na hipótese de Tarcísio não concorrer, o levantamento testou o nome do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), que lidera com 29,5%, seguido de França, com 16,2%. Quando nenhum dos dois nomes é apresentado, Márcio França assume a liderança com 20,6%, mas votos brancos, nulos ou em nenhum candidato somam 25%. Nesse cenário, o secretário de Governo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, tem 6,7%.

Cenário espontâneo
No cenário espontâneo — quando os nomes dos candidatos não são apresentados — Tarcísio também lidera com 18,8% das menções. Em seguida aparecem Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, com 1,2%, e o vice-presidente Geraldo Alckmin, também com 1,2%.

Aprovação do governo
A pesquisa também avaliou a percepção dos eleitores sobre a gestão do atual governador. Segundo os dados, 66,8% aprovam a administração de Tarcísio de Freitas, enquanto 28,9% a desaprovam. Os números mostram pouca variação em relação aos levantamentos anteriores. Em novembro do ano passado, a aprovação era de 68,8% e a desaprovação, de 26,7%.

Sobre a avaliação do desempenho da gestão, 49,5% classificam o trabalho como “ótimo” ou “bom”. Outros 18,4% avaliam como “ruim” ou “péssimo”.

Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 4 de maio, com 1.700 eleitores entrevistados em 85 municípios do estado de São Paulo. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Deixe um comentário

Heróis da Água


Isso vai fechar em 0 segundos

Isso vai fechar em 10 segundos