Semae sinaliza e já prepara população para racionamento de água iminente em Rio Preto

Rodrigo Lima
Vertedouro de água na Represa Municipal de Rio Preto, que sofreu redução na captação de água/imagem – Rodrigo Lima /arquivo
A cidade de Rio Preto pode enfrentar um racionamento de água nos próximos dias. Sem previsão de chuva, a autarquia pede a colaboração da população para evitar a manobra que vai determinar horários em que a população terá água na torneira.
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) aponta que a situação chegou ao limite, ou seja, na próxima semana um encontro dos técnicos pode resultar na necessidade de cortar ou reduzir o abastecimento de água no município. Todas alternativas operacionais já foram utilizadas pela autarquia e, por isso, já é considerada a possibilidade de racionamento.
Uma nova avaliação da situação será feita durante essa semana, Técnicos do Semae vão levar em consideração a situação climática para determinar quais serão as novas medidas.
Atualmente, a captação de água na Represa Municipal está menos da metade. Normalmente é feita uma captação de 450 litros por segundo. Na semana passada estava em 250 litros por segundo e agora a gente reduziu para 220 litros por segundo.
Uma manobra conseguiu compensar o abastecimento com o uso dos poços profundos. Esse sistema, no entanto, também atingiu o limite e está em uma fase crítica. Ou seja, não tem como a autarquia produzir mais água.
A solução encontrada pela gestão da autarquia é pedir à população para reduzir o consumo da água. O pedido é para economizar água.
O Semae admitiu que não possui mais condições de manter o abastecimento. Desde junho deste ano, os técnicos já contavam com essa estiagem severa.

Deixe um comentário