O Semae de Rio Preto decidiu suspender a captação de água no lago um da Represa Municipal devido ao rompimento na barreira de contenção no lago 1, que carregou aguapés próximo do local de captação de água da Estação de Tratamento de Água (ETA). A medida tem como objetivo evitar possíveis danos nas bombas da autarquia.
Em nota, o Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae), afirmou que possui contrato para a remoção dos aguapés. A reportagem do Diário do Rodrigo Lima acompanha o trabalho de retirada da vegetação da Represa Municipal desde a semana passada. Clique aqui para ver o vídeo.
“Com o aumento do volume das chuvas do sábado (18/2) à tarde, os aguapés depositados na barreira de contensão do Lago 01 e a outra parte depositada nas margens dos Lagos 01 e 02 se soltaram, rompendo a barreira de proteção, na manhã da segunda-feira (20/2). A captação da Estação de Tratamento de Água – ETA Palácio das Águas – possui no Lago 01 grades de proteção para impedir que esse material cause danos as bombas”, consta na nota.
Segundo a autarquia, de maneira preventiva, a captação no Lago 01 “foi suspensa na tarde de sábado, logo após o aumento do nível da represa na barragem”. “Ela permanece suspensa e deverá ser retomada após a remoção dos aguapés. Essa medida não traz riscos ao abastecimento, que será mantido com a utilização da captação no Lago 03 e da interligação com os outros sistemas de abastecimento dos poços. O Semae dispõe de contrato para remoção e manutenção dos aguapés na represa”, consta na nota.
Com o grande volume de chuvas nos últimos meses, houve a necessidade de, primeiramente, concentrar os trabalhos nos Lagos 01 e 02, durante os meses de dezembro e meados de janeiro.” Após isso, os trabalhos foram concentrados no Lago 03, com previsão de término nesta sexta-feira e retorno para os Lagos 01 e 02 na próxima segunda-feira. Assim, a remoção do material deve se iniciar no começo da próxima semana”, afirmou a assessoria do Semae.