Candidato à reeleição pelo PSDB, o governador Rodrigo Garcia quer que pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza recebam “cashback” de tributos estaduais a partir de 2023. A proposta foi apresentada nesta terça-feira, 20. De acordo com as projeções feitas pelo governo, mais de 135 mil moradores da região de Rio Preto serão beneficiados com a devolução integral dos impostos pagos no estado dentro da proposta apresentada pelo governador para os próximos quatro anos.
Se reeleito, Rodrigo anunciou o compromisso de criar o “cashback” do CadÚnico, que prevê a devolução integral de imposto estadual pago por famílias na faixa de pobreza e de extrema pobreza em todas as regiões de São Paulo. Faltam 11 dias para o primeiro turno da eleição no dia 2 de outubro.
Os dados do CadÚnico apontam que os municípios atendidos pelas Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social de Fernandópolis e de Rio Preto possuem atualmente 54.713 famílias cadastradas em situação de pobreza ou extrema pobreza e aptas a receber o benefício da devolução dos impostos. Juntas, essas famílias somam 135.799 pessoas. Cidadãos com o cadastro desatualizado e que regularizarem as inscrições também poderão ser beneficiados, ampliando a projeção atual.
“A população pobre não vai pagar imposto nos próximos quatro anos no nosso estado. São Paulo possui 1,7 milhão de famílias, ou seja, cerca de 4,5 milhões de pessoas em situação de pobreza e de extrema pobreza. Vamos devolver todo o imposto estadual pago na compra de algum produto com nota fiscal”, afirmou Rodrigo em nota.