O número de furto de veículos nas regiões de São José dos Campos, Rio Preto e Araçatuba, foi o menor em 24 anos para um semestre. De acordo com o balanço realizado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), os roubos em geral também tiveram queda histórica no período nessas localidades.
Na região de Rio Preto, os furtos de veículos chegaram a 628 registros em seis meses, 217 a menos do que no ano anterior. Na seccional de Catanduva, foram 47 casos — o menor índice desde 2007. Na delegacia de Votuporanga, o número foi o menor em 11 anos — 41 boletins.
Além dessas cidades, a região do Deinter-5 é composta pelas seccionais de Fernandópolis, Jales e Novo Horizonte.
Na região do Vale do Paraíba, que inclui as seccionais de São José dos Campos, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, São Sebastião e Taubaté, houve 1.039 furtos de veículos registrados, 424 a menos do que no mesmo período do ano passado — queda de 29%. Somente na área de São José dos Campos, a retração foi de 41,5%, chegando a 424 casos este ano.
O índice de roubo de veículos no Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 1) também atingiu o menor patamar da série histórica, acompanhando a tendência de queda do crime no interior paulista. Foram 256 casos até junho deste ano, 19,5% a menos no comparativo. Os roubos de cargas se mantiveram estáveis com 36 casos, sendo o menor desde 2012.
De janeiro a junho, Araçatuba e região registraram 164 casos de furtos de carros, motos ou caminhões. A área do Deinter 10 também se destacou na queda dos furtos em geral e nos roubos de veículos no semestre.
Os furtos em geral, que inclui os de carga, passaram de 3,6 mil no ano passado para 3,3 mil, queda de 10,2% — segunda menor marca da história. Em seis meses, houve 13 roubos de veículos na região, três a menos do que ano passado.
Queda de roubos em geral
As regiões do Deinter 1, 5 e 10 também apresentaram o menor indicador para o crime de roubos em geral, que somam com os de banco e carga, desde 2001, quando foi iniciada a série histórica.
A maior queda foi registrada no Vale do Paraíba (14,5%), de 2,2 mil para 1,9 mil. Na seccional de Rio Preto, os índices baixaram 12,1%, de 519 para 456. Já em Araçatuba e região houve 192 delitos, cinco a menos do que no ano anterior.
As seccionais de Campinas (Deinter 2), Ribeirão Preto (Deinter 3), Bauru (Deinter 4), Presidente Prudente (Deinter 8) e Piracicaba (Deinter 9) também tiveram o menor número de roubos em geral para um semestre em 24 anos.