O Republicanos de Rio Preto protocolou, na noite deste domingo, 29, uma ação contra a campanha de Fábio Candido (PL) a prefeito de Rio Preto por utilização irregular da imagem do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na sua propaganda e adulteração de um vídeo da chegada do governador à cidade na última sexta-feira, 27.
O presidente do Republicanos local, Diego Polachini, informou pessoalmente ao governador sobre as duas irregularidades da campanha de Cândido e sobre a ação proposta. No pedido, além da retirada das peças e publicação de retratação, os advogados Ricardo Fragnan e Rodolfo Dias Do Valle pedem para que o Ministério Público Eleitoral tome ciência e proceda possível investigação do caso.
De acordo com o partido, o governador Tarcísio tomou posição pessoal de neutralidade nas eleições de Rio Preto, fato amplamente divulgado pela imprensa. O Republicanos, porém, partido de Tarcísio, apoia formalmente a candidatura do deputado estadual Itamar Borges (MDB).
“Usar indevidamente a imagem de Tarcísio de Freitas, sem sua aprovação pessoal, e adulterar a fala da maior autoridade pública do Estado demonstra uma grande irresponsabilidade, completo desrespeito com o governador e claro desespero diante dos péssimos resultados das últimas pesquisas eleitorais”, afirma Diego Polachini.
Em nota, o Republicanos diz que lamenta que Fábio Candido, um coronel da Polícia Militar, cometa tamanha injustiça com o governador. “O mínimo que se espera é que a Justiça promova o devido reparo e puna a campanha do PL mais uma vez. Vale lembrar que Fábio Cândido já foi condenado 14 vezes nesta campanha por crimes eleitorais e tem outras duas liminares concedidas com processos aguardando julgamento. Uma campanha desastrosa”, consta na nota de Polachini.
O juiz da 267ª Zona Eleitoral, Alceu Correa Júnior, requisitou ao Republicanos mais informações, nesta segunda-feira, 30, para analisar o pedido contra a campanha do PL. O pedido de liminar que remover o conteúdo de vídeo em que Tarcísio aparece.