Um preso de 38 anos morreu no Fórum de Rio Preto neste sábado, 4, após passar mal. Segundo boletim de ocorrência registrado na Central de Flagrantes, a vítima estava sendo escoltada da carceragem da Delegacia Seccional de Polícia para participar de audiência de custódia em furgão.
Na esquina do Fórum, os policiais civis que estavam fazendo escolta ouviram os presos dizerem: “você não vai vomitar aqui não, né?.”. A viatura estacionou no local para desembarcar os presos para a carceragem do Fórum, onde policiais militares aguardavam a chegada dos detentos.
Quando um dos policiais civis quando abriu a porta do compartilhamento de presos, a vítima estava passando mal, porém conseguia andar, sendo que ela foi ajudada por um outro detendo a descer da viatura. “Momento que começou a passar mal e caiu ao solo vomitando, sendo que rapidamente os policiais militares que trabalhavam no Fórum, começaram ajudar nos primeiros socorros”, consta no boletim de ocorrência.
Um dos policiais militares realizou massagem cardíaca enquanto aguardava a chegada do socorro médico. O resgate do Corpo de Bombeiros foi acionado. “Sendo que tal procedimento foi filmado por câmeras do local”, consta no registro policial. .
A perícia foi chamada no local, a Delegacia Seccional e a Corregedoria da Polícia Civil foram comunicadas do fato. Foi expedido para o IML pedidos de exame necroscópico e toxicológico para a vítima.
Consta ainda na ocorrência que a vítima havia sido atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jaguaré. Ele foi liberado e levado por policiais militares para a Central de Flagrantes, já que estava foragido do CPP da Penitenciária de Potim II. O preso havia reclamado de dor na boca do estômago.
A Polícia Civil vai investigar o caso.