A Prefeitura de Rio Preto anunciou nesta sexta, 2, a reforma e revitalização completa da praça Aldo Tonelli, no bairro Vila Redentora. As obras serão executadas pelos técnicos e funcionários da Secretaria de Serviços Gerais. O secretário Ulisses Ramalho explica que a praça já está interditada.
O Executivo transferiu a guarita da Emurb, e os quatro trailers instalados no local foram acomodados na praça atrás do Hospital Beneficência Portuguesa, onde irão permanecer até a finalização da reforma.
A Secretaria do Meio Ambiente está dando suporte, com vistorias, e entregou os laudos das 47 árvores que, de acordo com o engenheiro agrônomo Otton Arruda, apresentavam com elevado grau de deterioração, com risco de queda. Dentre elas, um Guapuruvu, que caiu antes de ser suprimido.
De acordo com o engenheiro agrônomo, “como a praça passará por revitalização total, não seria adequado e nem seguro manter estas árvores já bastante debilitadas. Muitas árvores já estão mortas, outras com lesões e podridões que colocavam em risco os frequentadores e transeuntes do espaço”.
Junto com o projeto arquitetônico e paisagístico, novas árvores serão plantadas. Os técnicos fizeram parte da elaboração do projeto e indicaram espécies nativas mais adequadas às novas condições de iluminação, espaçamento, distâncias adequadas do calçamento e caminhos internos.
Serão plantadas aroeiras, ipês de todas as cores, cabreúva, canafístula, jequitibá, quaresmeiras, mirindiba rosa, peroba, entre outras espécies.
Durante a realização da poda e erradicação das árvores maiores a CPFL irá interromper a energia elétrica nas proximidades da praça para evitar acidentes com os funcionários.
“Essas interrupções serão pontuais e momentâneas e ainda comunicadas aos comerciantes, hospital, escola e moradores da área próxima à praça previamente no dia anterior”, explica Marcos Rogério de Castro, coordenador das obras.
O secretário Ulisses Ramalho informou ainda que a remoção do calçamento (petit pavê) também já começou. O projeto prevê acessibilidade. A previsão para a finalização total da reforma que irá transformar totalmente a antiga praça é de 120 dias.
A Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança interditou os bolsões de estacionamento e está demarcando um novo espaço do outro lado da praça para onde os taxistas do local serão remanejados temporariamente. O trânsito nas ruas próximas à praça será interditado parcialmente, de acordo com as necessidades diárias do andamento das obras.
A Secretaria de Serviços Gerais conta com a colaboração de outras secretarias municipais, como a de Trânsito e Segurança, Meio Ambiente e Urbanismo, Desenvolvimento Econômico e Comunicação, além do acompanhamento do Semae, Emurb e GCM para orientação dos motoristas e o trânsito nas ruas próximas.
(Com Marisa Amorim)