A Polícia Civil de Rio Preto deflagrou operação nesta terça-feira, 20, com o objetivo de cumprir 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em investigação que apura os crimes de receptação e furtos na cidade. O inquérito policial é conduzido pelo delegado João Lafayette Sanches Fernandes, que coordena o 1º, 2º e 5º Distrito Policial.
O objetivo é combater e esclarecer crimes praticados na região central no município, principalmente, por andarilhos e pessoas em situação de rua. De acordo com o delegado, a maioria usuários de drogas cometem delitos para a compra de drogas.
O grupo acusado pela prática de crimes vendia produtos furtados em ferro-velho e sucatão que atuam na clandestinidade na cidade. “Dessa forma, como os fatos estão ocorrendo de forma cotidiana, lesando diversos comércios da região central, foi apurado pelo setor de investigações que algumas reciclagens desta cidade estão abrindo de madrugada, apenas para adquirir tais fios/cabos, angariando assim uma grande quantidade desses objetos, incentivando e facilitando em demasiado a prática de tais delitos, bem como incidindo no crime de receptação qualificada”, afirmou o delegado em nota.
Segundo a investigação, os crimes são praticados na madrugada e as vítimas quando chegam para trabalhar o estabelecimento comercial está sem energia, ocorrendo um “apagão” na economia. Por isso, a operação leva o nome de “Blackout”.
Os mandados de busca durante a operação foram cumpridos pelos policiais do 3º, 4º, 6º e 7º Distritos Policiais, além de equipes da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic). A Guarda Municipal também participa da operação