PODCAST – ‘Radar não é indústria da multa, mas é a preservação da vida’, diz secretário de Trânsito, Amaury Hernandes

Rodrigo Lima

 

 

“Radar não é indústria da multa, mas é a preservação da vida”. A frase é do secretário de Trânsito de Rio Preto, Amaury Hernandes, que participou da gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima. Ele discute os desafios e iniciativas para melhorar a mobilidade urbana e a segurança no trânsito da cidade.

O secretário abordou temas como a conduta dos motoristas, a instalação de radares, a programação dos semáforos, a mudança de mão de rua, a regulamentação de lombadas e a educação no trânsito. Para Amaury, a conduta dos motoristas no município tem sido avaliada como agressiva e desrespeitosa, refletindo em reclamações e comportamentos perigosos, como a falta de cortesia ao ceder espaço para carros estacionados e brigas no trânsito.

O secretário observa que os motoristas têm demonstrado impaciência e agressividade, especialmente após a pandemia da Covid-19, o que tem contribuído para um ambiente de trânsito mais tenso e propenso a conflitos. Os comportamentos agressivos dos motoristas têm impactado diretamente nos índices de acidentes e brigas no trânsito, resultando em ocorrências graves, como confrontos armados e até mesmo mortes.

Uso de radares para coibir a velocidade

Amaury destaca a utilização de radares como uma medida para coibir o excesso de velocidade e promover a segurança no trânsito de Rio Preto. Ele enfatiza a importância dos estudos realizados para determinar a necessidade de instalação e realocação dos radares na cidade.

O secretário explica que a instalação e realocação dos radares são baseadas em estudos de velocidade e comportamento dos motoristas, visando coibir o desrespeito às limitações de velocidade e garantir a segurança viária. Atualmente, o município possui 46 equipamentos.

Atualmente, Amaury menciona que os radares estáticos são utilizados principalmente para estudos de velocidade, monitoramento e documentação das infrações, contribuindo para embasar ações futuras e garantir o cumprimento das normas de trânsito.

Programação e sincronização dos semáforos

A programação dos semáforos em Rio Preto é realizada por uma central na Secretaria de Trânsito, onde engenheiros eletrônicos e eletricistas calculam os tempos e defasagens. A “onda verde”, que permite a passagem contínua em semáforos, depende da manutenção de uma velocidade constante. A sincronização dos semáforos é um processo em andamento, visando otimizar o fluxo de veículos em vias principais e transversais.

A “onda verde” é calculada para uma velocidade média de 30 a 50 km/h, permitindo que os veículos se desloquem sem interrupções ao manter essa velocidade. “No entanto, acelerar demasiadamente pode resultar em semáforos fechados, impedindo a eficácia da onda verde”, afirmou Amaury.

Desafios na sincronização

De acordo com o secretário, em alguns casos, a conversão à esquerda e a largura das vias podem dificultar a sincronização perfeita dos semáforos. A Secretaria de Trânsito está realizando estudos para otimizar a sincronização e reduzir os impactos do tráfego nessas situações específicas.

A mudança de mão de rua em Rio Preto é realizada levando em consideração a largura das vias e a necessidade de proporcionar passagem para veículos maiores, como caminhões e ônibus. “Além disso, a decisão é baseada no número de garagens em cada lado da rua, priorizando o lado com maior disponibilidade de estacionamento”, informou o secretário.

Análise de viabilidade

Cada mudança de mão de rua é precedida por análises técnicas, medições e desenhos detalhados, garantindo que a decisão seja fundamentada em dados concretos. A priorização do sentido de circulação é também baseada em estudos de tráfego, buscando otimizar o fluxo de veículos nas vias da cidade.

A instalação de lombadas nas vias urbanas é realizada com base em análises técnicas e critérios específicos, visando garantir a segurança viária. “As lombadas são instaladas principalmente em locais com passagem de pedestres, não sendo destinadas à redução de velocidade de veículos. Existem dois tipos de lombadas, tipo A e tipo B, que se diferenciam pelo tamanho e altura, sendo essenciais para garantir a conformidade com as regulamentações de trânsito”, afirmou o secretário

Critérios de instalação

O critério para instalar uma lombada específica nas vias urbanas está relacionado à presença de ônibus, conforme estabelecido na resolução e código de trânsito. A altura e tamanho das lombadas também são determinantes para sua instalação, garantindo a conformidade com as regulamentações vigentes.

Amaury falou sobre a resolução que estabelece diretrizes claras para a aplicação dos recursos provenientes de multas de trânsito, definindo que tais recursos devem ser direcionados para despesas relacionadas à engenharia de tráfego, esforços legais e educação no trânsito. “É fundamental respeitar essas diretrizes, evitando o uso indevido dos recursos provenientes das autuações”, afirmou o secretário.

Maio Amarelo e a educação no trânsito

O Maio Amarelo foi criado pela ONU com o objetivo de reduzir os índices de acidentes de trânsito em todo o mundo, sendo posteriormente adotado no Brasil em 2014. A campanha busca conscientizar a sociedade sobre a importância de adotar comportamentos defensivos e respeitar as leis de trânsito. A iniciativa visa promover uma mudança de comportamento entre condutores, ciclistas, pedestres e motociclistas, visando a redução de acidentes e a construção de um trânsito mais seguro e humanizado.

Comportamento dos motociclistas e ações de conscientização

O comportamento dos motociclistas em Rio Preto tem sido alvo de atenção, especialmente em relação ao desrespeito às sinalizações e regras de trânsito. A falta de respeito ao semáforo vermelho e outras normas tem sido uma preocupação, principalmente entre os entregadores que atuam com motocicletas.
Essa conduta tem contribuído significativamente para acidentes, sendo que  77% dos óbitos em acidentes de trânsito envolveram motocicletas no ano passado em Rio Preto. Segundo Amaury, é fundamental promover a conscientização e educação dos motociclistas para garantir a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes envolvendo esse meio de transporte.

Segurança no terminal de ônibus

A segurança no terminal de ônibus é uma prioridade após uma série de acidentes no local, inclusive, com a morte de um adolescente. A implementação de medidas para garantir a proteção dos usuários e a fluidez do tráfego.
A presença de câmeras de monitoramento tem sido fundamental para melhorar a segurança e a organização do terminal, permitindo a análise das imagens e a tomada de ações preventivas. Além disso, a sincronização dos semáforos nas vias próximas ao terminal contribui para minimizar os congestionamentos e garantir a mobilidade dos ônibus e demais veículos que circulam na região.

Monitoramento por câmeras

A presença de câmeras de monitoramento no terminal de ônibus tem proporcionado uma melhoria significativa na segurança e na gestão do fluxo de passageiros e veículos, permitindo a identificação de possíveis ocorrências e ações para prevenir incidentes. Essa medida tem sido essencial para garantir um ambiente seguro e organizado para os usuários do transporte coletivo.

A sincronização dos semáforos nas vias próximas ao terminal de ônibus tem contribuído para otimizar o tráfego e garantir a fluidez no deslocamento dos ônibus e demais veículos, reduzindo os tempos de espera e os congestionamentos. Essa iniciativa visa assegurar a eficiência do transporte público e a segurança dos usuários durante suas viagens.

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