O renomado jurista e escritor rio-pretense Durval de Noronha Goyos Jr lança no dia 9 de maio, a partir das 19h30, na praça frontal da Basílica Menor Nossa Senhora de Aparecida, a obra “O Mundo Segundo Noronha”, autobiografia onde relata a sua trajetória pessoal e profissional, da infância e adolescência em Rio Preto, desde os estudos no Grupo Escolar Cardeal Leme e no Instituto de Educação Monsenhor Gonçalves, até a formatura em Direito e sua inserção profissional no âmbito internacional. Ele participou da gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima nesta quarta-feira, 3.
A renda das vendas do livro será integralmente destinada às obras assistenciais da Basílica, onde foi batizado e aprendeu latim com os padres. Com 70 livros publicados entre títulos jurídicos, econômicos, linguísticos e historiográficos no acervo de mais de 400 bibliotecas acadêmicas mundo afora, Noronha se vale de citações filosóficas e poéticas para contar fatos da sua vida em terras brasileiras e estrangeiras. Em 860 páginas, o autor menciona familiares, amigos, formadores de opinião e personalidades que compartilharam acontecimentos da infância, em 1951, à vida adulta.
Com formação básica em escolas públicas, filho de mãe costureira e pai dentista, distinguiu-se com uma carreira acadêmica notável, que começou com um curso de pós-graduação universitário na então FAFI, quando tinha 15 anos.
Noronha teve formação jurídica na PUC-SP, na Universidade da Califórnia e na Universidade de Lisboa. Ele fundou em 1978 a Noronha – Advogados, o primeiro escritório global de advocacia originário de um país em desenvolvimento e o único de origem brasileira, com 21 dependências em 9 países diversos, inclusive 3 na China. Noronha qualificou-se como advogado no Brasil, Inglaterra e Portugal e foi conselheiro jurídico de grandes empresas e de diversos governos de países em desenvolvimento. Representou o Brasil em negociações internacionais. Ele fala 8 línguas e 2 dialetos e foi presidente da União Brasileira de Escritores (UBE).
Durante a gravação do Podcast, ele admitiu que recebeu sondagem para compor o Supremo Tribunal Federal (STF).
Dentre suas muitas importantes colaborações para o desenvolvimento social de sua terra natal, destacam-se o estabelecimento de relações de irmandade com a cidade chinesa de Nantong, bem como a organização da única missão oficial de Rio Preto para a China, em 2010. Ele ainda foi facilitador da criação do Instituto Confúcio no Brasil e da instalação de sua primeira unidade no Brasil, em Rio Preto. Noronha ainda trouxe diversas missões oficiais chinesas à cidade com o objetivo de apresentar ações públicas e privadas.
“Espesso em ideias, páginas e sentimentos, não é um preito de memórias a deslizarem-se em banzos e revivências sonhadoras. (…) A escrita de Goyos é de uma leveza e fluência admiráveis, literatura e prosaísmo a conduzir-nos ao prazer da leitura, à estética conjuntiva dos signos e orações, à delicadeza estilística derramada em narrativas”, disse Romildo Sant’Anna, professor, escritor, jornalista e pesquisador.
“Ninguém contou de maneira tão apaixonada o processo de invenção do povo rio-pretense como fez Durval de Noronha Goyos Jr. em sua autobiografia, ‘O Mundo segundo Noronha, no que oferece a oportunidade do feliz reencontro com personalidades que fizeram a história de São José do Rio Preto. Isso ocorre no contexto da missão de legar às futuras gerações a história real e bem contada de uma vida dedicada à democracia, à defesa dos direitos individuais, à tomada de posição ao lado dos injustiçados, ao combate mortal a obscurantismos de todas as espécies e graus”, afirmou José Luís Rey, jornalista e escritor
“De fato, a autobiografia de Noronha se confunde com a ‘biografia’ da política exterior brasileira. Ele apresenta um retrato cru de nossa diplomacia”, afirmou Gabriel Kwak, jornalista, escritor e crítico literário em nota
“Trata-se de pessoa apaixonada pela condição humana, pela Humanidade, pela vida e pela literatura, cujo espírito da liberdade está expresso ao longo de sua existência. (…) Quando lemos a autobiografia de Noronha, temos diante de nós a história de um guerreiro, lembra-nos Hércules, a cada página… sempre um novo desafio. Trata-se de uma epopeia, uma saga, como uma furiosa tempestade num mundo onde predomina a cegueira, lembrando aqui o pensamento de José Saramago, refletido numa de suas obras. O mundo sonha a sua vida”. Emanuel Dimas de Melo Pimenta, maestro, escritor e arquiteto português.
Serviço:
Coquetel de lançamento do livro “O Mundo Segundo Noronha” e sessão de autógrafos com Durval de Noronha Goyos Júnior.Terça-feira, dia 9 de maio, a partir das 19h30, na praça frontal da Igreja Basílica Menor de Aparecida, Praça Dom Lafayette Libânio – s/n – Boa Vista – São José do Rio Preto.
Valor: R$ 140 – Renda 100% revertida às obras assistenciais da Igreja Basílica.
Ficha técnica:Durval de Noronha Goyos Júnior,“O Mundo Segundo Noronha”.Editora Observador Legal Ltda., 1ª Edição – maio de 2023,860 páginas.Preço sugerido: R$ 140