O promotor de Justiça Sérgio Clementino fez o seguinte alerta: “houve um enfraquecimento do combate da corrupção no Brasil”. A afirmação foi feita por ele durante a gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima, principalmente, por conta das alterações feitas na Lei de Improbidade Administrativa, que prejudicaram a atuação do Ministério Público (MP).
“Hoje é mais difícil conseguir uma investigação consistente. Existe uma série de obstáculos jurídicos”, afirmou Clementino que faz uma projeção para o futuro: “iremos ver o aumento de casos de corrupção no Páis”.
De outro lado, o promotor afirmou que tem aumentado as demandas sociais na cidade, o que passa a ser o foco de atuação do MP. “Dificilmente, nós teremos grandes operações de combate à corrupção no Brasil”, afirmou Clementino. “Talvez nem teremos mais no Brasil”.
Durante a gravação, o promotor disse que acabaram com as improbidades relacionadas ao dano ao erário ou enriquecimento ilícito. “Outro problema é a diminuição dos prazos prescricionais”, afirmou o representante do MP ao indicar que houve avanço da lei do abuso de autoridade provocada pela “demonização da Lava-Jato”.