PODCAST – “Dei a cara a tapa’, diz Amena Ferraz sobre o desafio da mulher entrar na disputa por uma vaga na Câmara de Rio Preto

Rodrigo Lima

 

A professora universitária Amena Ferraz, servidora licenciada da Secretaria da Saúde de Rio Preto, participou da gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima e falou sobre a importância e o desafio das mulheres em entrar na disputa por uma cadeira na Câmara de Rio Preto em outubro. Ela explicou ainda os motivos que a levaram as fileiras do PSDB, legenda que passa por um processo de reconstrução.

Com 25 anos de atuação na pasta de Saúde de Rio Preto, ela falou sobre os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) e relembrou quando começou no atendimento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na antiga unidade do bairro Jaguaré. Em um novo momento na carreira, Amena afirmou que chegou a hora de buscar novos desafios.

“Eu acho que nunca é uma decisão fácil, mas é um desafio como, acho que minha vida toda sempre teve vários desafios, mas estar nesse lugar enquanto mulher, pensar o que é a mulher na política. Primeiro que a mulher, há pouco tempo, ela está presente na política, a gente pensa, a gente está na política há pouco tempo, 90 anos a gente está presente na política como eleitora. Então se a gente pensar o que é, qual é o nosso papel, a mulher ela tem um papel muito importante na política, a gente precisa compreender qual é o papel dessa mulher, há sempre uma disputa, que em muitos lugares a gente diz assim, a mulher quer ficar à frente do lugar do homem, não, a mulher ela quer estar junto com os homens”, afirmou Amena

Recentemente, Amena participou do programa de governança colaborativa que debateu diversos temas e problemas a serem enfrentados pela cidade nas próximas décadas. Durante a apresentação das demandas para os candidatos a prefeito de Rio Preto, a professora apresentou os dados relacionados à Saúde.

Durante a gravação do Podcast, a especialista alertou ainda que as pessoas estão vivendo mais e é necessário preparar políticas públicas para atender essa população no futuro. “Não queremos apenas envelhecer, mas queremos envelhecer com mais qualidade”, afirmou Amena.

Por isso, a professora aponta a necessidade de abrir espaços para esse debate, como é o caso do Legislativo. Das atuais 17 cadeiras, apenas duas são ocupadas por mulheres. A gente tem um olhar, por exemplo, quem cuida ainda tem esse olhar muito claro que a mulher está num lugar de cuidadora dentro da sociedade, e é preciso que a gente mude essa condição, então é importante que a mulher encontre outros espaços. Então é importante essa ocupação da sociedade feminina, tem essa importância, e eu me propus junto com outras mulheres que a gente ocupe esse lugar”, afirmou Amena.

Ela afirmou o seguinte: “é um desafio imenso, dar a cara a tapa”. “Mas eu estou aqui buscando esse lugar, e eu não tenho medo, ainda que seja um grande desafio, eu estou aqui com muita tranquilidade para fazer isso”, disse.

De acordo com a candidata, para conquistar o voto não tem outra receita. “Vai ser conversado com as pessoas, a gente vai conversar e dialogar com as pessoas. O lugar da Saúde, o lugar do idoso, que são áreas que eu tenho conversado bastante, o lugar da mulher, entendendo com as pessoas quais são as suas necessidades”, afirmou Amena.

Deixe um comentário