“A asma mata”. A afirmação é da médica pneumologista pediátrica Roberta Costa Palmeira, que participou da gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima e falou sobre a doença que não tem cura, mas deve ser controlada pelo paciente. “A asma é uma doença crônica”, afirmou a médica que existem vários “gatilhos” para as crises asmáticas.
A asma é uma doença comum e associada a sintomas que podem causar efeitos muito negativos na qualidade de vida dos pacientes e até mesmo a morte quando não tratada adequadamente. “É uma doença guarda-chuva”, afirmou Roberta durante a entrevista ao explicar os “gatilhos” para as crises.
Ela falou ainda sobre a importância das vacinas para as crianças, principalmente, aquelas que deixaram de fazer a imunização durante o período da pandemia da Covid-19. Ela falou ainda sobre as doenças respiratórias e a importância de se fazer o tratamento adequado para evitar complicações.
A médica comentou também sobre as mudanças bruscas de temperatura. Ela comentou, por exemplo, a questão da tosse e a importância de investigar. “Tem de saber qual é a causa da tosse. Não adianta ficar usando xaropes sem saber o que provocou a tosse”, afirmou.
Ela destacou a importância das consultas com o pediatra. Ela falou sobre as recomendações em relação às consultas médicas e a importância do acompanhamento do crescimento, alimentação e checagem de vacinas.
Durante o Podcast, a médica falou sobre outras doenças e a preocupação com os cigarros eletrônicos usados por jovens. Ela classificou o equipamento como uma “bomba” que pode provocar sérios danos aos pulmões.
“Cigarro eletrônico é o lobo na pele do cordeiro”, explicou a médica ao falar sobre os malefícios do cigarro eletrônico.