A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 8, a “Operação DECIPI” com a finalidade de combater fraudes perpetradas contra os Correios, consubstanciadas em recebimentos indevidos de indenizações por extravios dos objetos postais. Agentes Federais cumpriram nesta manhã, quatro mandados de Busca e Apreensão na cidade de Cedral, expedidos pela Justiça Federal em Rio Preto.
Os investigados, todos da mesma família, adulteravam o código de rastreio de encomendas, ocasionando a perda do objeto no fluxo postal. Como consequência, conseguiram obter indenizações, pagas pelos Correios, em virtude do “extravio” do objeto. As encomendas eram acompanhadas de falsas declarações de conteúdo de objetos de altos valores, geralmente aparelhos celulares.
“Até o momento, já foram identificados mais de R$ 40 mil em indenizações fraudulentas pagas pelos Correios e relacionadas diretamente ao grupo criminoso investigado. As investigações, iniciadas pela PF em julho de 2023, contaram com o apoio do Setor de Segurança dos Correios. Durante a realização das buscas foram apreendidos aparelhos celulares, computadores e mídias de armazenamento de dados, os quais serão submetidos à perícia técnica”, consta na nota.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelo crime de estelionato majorado, cuja pena prevista é de reclusão de 1 a 5 anos, aumentada em 1/3 por ter sido praticado contra empresa da União.
A denominação da operação, refere-se à expressão em Latim “decipi” cuja tradução livre para o português significa “ser enganado”, uma referência ao modus operandi dos investigados em enganar os Correios e obter indenizações fraudulentas.