Olímpia registra 1 milhão de turistas durante o período de férias

Rodrigo Lima
Parques aquáticos de Olímpia atraem milhares de turistas para a região de Rio Preto/imagem – divulgação

A Estância Turística de Olímpia foi o destino de 1 milhão de turistas nestas férias, superando as expectativas do setor de turismo para a alta temporada e batendo recorde na visitação da cidade, no período.

Segundo a secretaria de Turismo e Cultura, a estimativa do município era de, ao menos, chegar ao quantitativo registrado na hotelaria local, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, que foi de 880 mil hóspedes. No entanto, os números surpreenderam mais que o esperado, com cerca de 960 mil pessoas hospedadas e, podendo ser ainda maior, tendo em vista que a pesquisa não considera os visitantes que frequentam os parques na modalidade day use, sem se hospedar na cidade.

O levantamento é do Boletim de Ocupação, elaborado pelo ORTE – Observatório Regional de Turismo e Eventos de Olímpia, com o apoio da secretaria municipal, realizado junto aos meios de hospedagem e divulgado nesta terça-feira, 7.

Ainda de acordo com o relatório, o mês de janeiro foi histórico, se consagrando como o mês com melhor ocupação de todos os tempos na hotelaria, com quase 550 mil turistas, uma média de mais de 17 mil pessoas por dia. Dezembro também bateu recorde, registrando mais de 410 mil turistas, sendo o melhor desempenho para o mês na história da cidade.

Assim, com números memoráveis e pujantes da alta temporada mais positiva de Olímpia, as atividades turísticas da cidade têm grande expectativa e entusiasmo também para o Carnaval, considerado uma das datas em que as pessoas mais viajam e com fluxo intenso de turistas no município.

Prova disso é a estimativa de visitantes esperada para a data, que será o primeiro fim de semana prolongado do ano. Segundo a Pesquisa de Expectativa do ORTE, mais de 90.500 pessoas devem passar por Olímpia, de 17 a 21 de fevereiro, correspondente a 4 diárias, o que representa uma previsão de cerca de 23 mil pessoas por dia. O fluxo relevante promete movimentar diversos outros setores, diretos e indiretos, ligados à atividade turística, aquecendo a economia local como um todo.

“Construímos, nos últimos anos, uma trajetória de destaque de Olímpia no cenário regional e até mesmo nacional do turismo, com projetos e investimentos da iniciativa privada em conjunto com o poder público para melhorar a infraestrutura local e atrair novos atrativos e empreendimentos. Uma parceria que tem gerado bons resultados, ampliado o reconhecimento e visibilidade da cidade e fortalecendo o município como um dos principais destinos turísticos do país”, disse o prefeito Fernando Cunha (PSD). “Os números comprovam esta realidade, colocando Olímpia, que já possui a 2ª maior rede hoteleira de todo o Estado de São Paulo, na rota do turismo do Brasil. Temos novos territórios a explorar e novidades chegando para ampliar cada vez mais a oferta de atividades turísticas, fazendo girar a economia local, aquecendo o mercado de trabalho e promovendo desenvolvimento e qualidade de vida”.

Parque popular 
O Thermas dos Laranjais acaba de conquistar mais um reconhecimento importante: é o 5º parque aquático mais popular do planeta. O ranking internacional com os 17 melhores parques aquáticos foi divulgado recentemente pelo site Blooloop.com, referência em notícias e tendências sobre parques, o mais lido no mundo por profissionais de atrações turísticas.
O parque aquático do interior paulista, que no final do ano passado se tornou o primeiro do País a aderir aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Pacto Global da ONU, aparece na lista à frente de importantes parques aquáticos da China – um mercado ascendente –, Dubai e até mesmo de Orlando, na Flórida.
O Thermas dos Laranjais é o parque aquático mais visitado da América Latina e o 5º mais popular do mundo, lembra a publicação. “Foi inaugurado em 1987 e abriga o maior e mais emocionante complexo de toboáguas do Brasil”, acrescenta o texto, em uma referência ao Lendário, a última mega atração lançada pelo parque.
“O mercado de parques aquáticos vem ganhando bastante popularidade no Brasil e no mundo nos últimos anos. O Thermas tem dado sua contribuição para este fortalecimento, porque está sempre buscando inovar e proporcionar a melhor experiência aos seus visitantes, que retribuem prestigiando cada vez mais o parque”, diz Jorge Noronha, presidente do Thermas dos Laranjais.
Veja a lista dos 17 melhores parques aquáticos do mundo
1º – Parque Aquático Chimelong, Guangzhou, China
2º – Typhoon Lagoon, Disney World, Flórida, EUA
3º – Blizzard Beach, Disney World, Flórida, EUA
4º – Therme Erding, Erding, Alemanha
5º – Thermas dos Laranjais, Olímpia, Brasil
6º – Atlantis Aquaventure, Paradise Island, Bahamas
7º – Baía do vulcão, Universal Orlando, Flórida, EUA
8º – Aquatica, Orlando, Flórida, EUA
9º – Hot Park, Rio Quente, Brasil
10º – Parque Aquático Wuhu Fantawild, Wuhu, China
11º – Caribbean Bay, Seul, Coreia do Sul
12º – Atlantis Aquaventure, Dubai, Emirados Árabes Unidos
13º – Aquapalace, Praga, República Checa
14º – Ilhas Tropicais, Krausnick, Alemanha
15º – Parque aquático Wuhan Maya Beach, Wuhan, China
16º – Aquaventure Atlantis, Sanya, China
17º – Sunway Lagoon, Kuala Lumpur, Malásia
Sobre o Thermas dos Laranjais
Localizado na Estância Turística de Olímpia, no interior de São Paulo, o Thermas dos Laranjais é o parque aquático mais visitado da América Latina e o primeiro do Brasil a aderir aos princípios do Pacto Global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. São mais de 55 atrações para todas as idades, com diversos complexos de toboáguas, montanha-russa aquática, duas praias artificiais, piscinas de surfe, sonolência e ressurgência, rio de correnteza, área kids e parque infantil, entre outras, abastecidas por águas quentes naturais. Principal responsável pelo desenvolvimento do turismo na região, o parque, inaugurado em 1987, funciona os 365 dias do ano e emprega mais de 500 colaboradores diretos.

Deixe um comentário