Motta e Márcia Caldas participam de grupo do governo Lula que debate criação do plano nacional de igualdade salarial

Rodrigo Lima
Presidente do Sincomerciários, Márcia Caldas, ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o deputado federal Luiz Carlos Motta/imagem – divulgação

O Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) instituído para criar o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens iniciou suas atividades. Uma cerimônia com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, ocorreu nesta terça-feira, 12, no auditório do bloco F, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) e a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio Preto (Sincomerciários), Márcia Caldas, participaram do evento. O novo plano deverá contemplar não apenas o salário e outros tipos de remuneração, mas temas como condições e ambiente de trabalho; oportunidades de ascensão profissional; divisão das responsabilidades no cuidado de crianças, idosos e pessoas com deficiência e doenças incapacitantes; além de aspectos étnico-raciais.

Márcia Caldas e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, durante encontro em Brasília/imagem – divulgação

Indicados por cada órgão envolvido, o plano pretende propor objetivos, metas e ações para promover a autonomia econômica das mulheres, redução da pobreza, promoção do desenvolvimento econômico e social e o estímulo à produtividade e à inovação.

O GTI foi criado no dia 1º de maio, Dia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, por meio do Decreto nº 11.514 assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Com a coordenação do Ministério das Mulheres e do Trabalho e Emprego, as reuniões serão quinzenais e contarão com integrantes da Casa Civil, dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; dos Direitos Humanos e da Cidadania; e da Igualdade Racial.

Deixe um comentário