Merabe Muniz ganha eleição do Sindicato dos Médicos de Rio Preto; Rillo e Pauléra se estranham em sessão e presidente do América pede apoio aos vereadores
Rodrigo Lima
Sindicato dos médicos
A médica Merabe Muniz, coordenadora da Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de Rio Preto, venceu a eleição do Sindicato dos Médicos realizada nesta terça-feira, 20. Ela participou da gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima que está no ar nesta semana. Na entrevista, ela defendeu a mudança no comando do sindicato em defesa da classe médica, que tem sido alvo de violência, por exemplo, em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no município – clique aqui para assistir ao podcast.
Fim da saidinha…
O Senado aprovou nesta terça-feira (20) o projeto de lei que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas, mas mantém a autorização para que detentos em regime semiaberto possam estudar fora da prisão. Como os senadores fizeram mudanças, a proposta será analisada novamente pela Câmara dos Deputados, que aprovou o projeto em 2022. A proposta foi aprovada por 62 votos favoráveis e dois contrários – dos senadores Cid Gomes (PSB-CE) e Rogério Carvalho (PT-SE).
…e Valdomiro em Brasília
A legislação atual prevê a saída temporária, conhecida como “saidinha”, para condenados no regime semiaberto. Eles podem deixar a prisão cinco vezes ao ano para visitar a família em feriados, estudar fora ou participar de atividades de ressocialização. O deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) esteve em Brasília para entregar abaixo-assinado ao senador Chico Rodrigues (PSB-RR) com apoio à proposta. Ele é pré-candidato a prefeito na eleição de outubro deste ano em Rio Preto.
Itamar se posiciona
O deputado estadual Itamar Borges (MDB) também se posicionou a favor do fim da saidinha. “Aprovado no Senado Federal o fim das ‘saidinhas’ de presos no Brasil. Parabéns aos senadores, deputados e ao amigo deputado e secretário Derrite pela relatoria deste projeto tão importante para a nossa população. O fim da saidinha será uma conquista de todos nós”, escreveu nas redes sociais.
Sessão tensa…
Como previsto pela Coluna, a sessão desta terça-feira, 20, teve momentos de fortes embates entre João Paulo Rillo (PSOL) e o presidente da Casa, Paulo Pauléra (Progressistas), que lançou manobras para evitar a instalação da CPI das Terceirizadas na Casa. Em diversos momentos, Rillo subiu o tom porque estava sem o microfone ligado. “Você não tem neurônio”, afirmou Pauléra em um dos momentos mais tensos da discussão – clique aqui para assistir ao vídeo.
…e a deixa de Pauléra
Aliás, Pauléra tem convicção que atuou dentro das quatro linhas ao invalidar a sexta assinatura, do agora suplente de vereador Diego Mahfouz (MDB), no requerimento que prevê a investigação das empresas terceirizadas em Rio Preto. Tanto que afirmou que Rillo pode buscar os seus direitos na Justiça. É justamente o que deve acontecer nos próximos dias. E, caso a Justiça determine a abertura da CPI na Casa, será um dos maiores desgastes enfrentados por um presidente à frente do Legislativo. A conferir!
Em Brasília
Após ser eleita vice-presidente da Fecomerciários, Márcia Caldas, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio Preto (Sincomerciários), já viajou para Brasília para participar da reunião que discute a igualdade salarial entre os homens e mulheres no país.
Capacitação
A secretária estadual de Esportes, Helena dos Santos Reis, segue com intensa agenda na pasta. Ela esteve no CEU Parque Veredas, na zona Leste de São Paulo, para dar o pontapé inicial no curso gratuito de capacitação em modalidades paralímpicas voltado a professores e profissionais de educação física, através do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, que é uma iniciativa conjunta com as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, que já capacitou 6,6 mil pessoas. “Estamos felizes em continuar este projeto que fortalece o elo entre potencialidade e oportunidade. Nesta nova etapa, vamos seguir empenhados em criar oportunidades e avançar na construção de um legado de conquistas para todos”, escreveu nas redes sociais.
Aproximação
O presidente do América, Samir Barcha, esteve na Câmara nesta terça-feira, 20, para acompanhar a sessão. Ele tenta reaproximar a população do time da cidade. Ele, mais uma vez, foi pedir apoio para vereadores, como Julio Donizete (PSD).
Blitz contra…
O combate ao Aedes aegypti foi o tema de uma “blitz” realizada nesta terça-feira, 20, na avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto, em Rio Preto. Os motoristas abordados receberam materiais e orientações de enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da zika, grupo de doenças chamadas de arboviroses.
…o mosquito
A blitz — organizada pela Defesa Civil, em conjunto com a Secretaria da Saúde e a Guarda Civil Municipal (GCM) — é parte de uma mobilização que envolve toda a administração pública municipal, por meio do Comitê de Enfrentamento aos Agravos à Saúde Decorrentes de Fatores Ambientais, reativado em dezembro de 2023.
Faça a sua parte
A Secretaria do Meio Ambiente, por exemplo, está distribuindo panfletos informativos durante a entrega de mudas, enquanto a Educação realiza atividades sobre o tema com os alunos da rede municipal de ensino. Já a Administração intensificou a manutenção realizada nos cemitérios e os servidores municipais receberam mensagem de incentivo para procurar e eliminar criadouros do Aedes, em uma ação conjunta com o Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto).
Em Brasília
O presidente da Sociedade dos Engenheiros de Rio Preto, André Grisi, participa do 13º Encontro de Líderes. O tema do evento é “Construindo caminhos para o desenvolvimento do país”, que reúne cerca de 2 mil profissionais, parlamentares e especialistas de todo o país. A discussão das barreiras e iniciativas para o desenvolvimento brasileiro contemplará a participação de alguns atores que constroem a cena pública do país. Infraestrutura rural e urbana, reforma tributária, saneamento básico e habitação são alguns dos temas lançados. “Aproximar o Sistema Confea/Crea do poder público é essencial para valorização profissional e, principalmente, para a construção de projetos que transformem a vida das pessoas na prática”, afirma o presidente do Confea, Vinicius Marchese em nota.
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.ConfirmarPolítica de Privacidade