Veja vídeos – Médico Ricardo Fasolin realiza 1ª cirurgia ortopédica robótica na Beneficência Portuguesa em Rio Preto

Rodrigo Lima
Primeira cirurgia robótica foi realizada pelo ortopedista Ricardo Pozzi Fasolin/imagem – Victor Natureza

O médico Ricardo Pozzi Fasolin realizou a primeira cirurgia ortopédica robótica em Rio Preto, no Hospital Beneficência Portuguesa, na sexta-feira, 11. Fasolin utilizou o robô Mako, voltado para cirurgias ortopédicas de quadril e joelho.

De acordo com o médico, o primeiro paciente a operar com o robô Mako foi um idoso de 62 anos, que realizou uma artroplastia – cirurgia que retirou uma articulação debilitada e colocou uma nova articulação (prótese) – no joelho esquerdo. Fasolin afirmou que a alta tecnologia veio para ficar em benefício dos cirurgiões e dos pacientes. “Foi a primeira de muitas cirurgias”, afirmou. Clique aqui para assistir ao vídeo.

“São inúmeros os benefícios que a cirurgia robótica proporciona ao paciente. Uma delas é o pós operatório. O paciente tende a se recuperar em um curto prazo, pois os cortes na cirurgia robótica são mais precisos”, afirmou o médico da Clínica Ortopedia Moderna. Fasolin entrou para a história como o primeiro a realizar a cirurgia com o novo equipamento na cidade.

Fasolin destaca a cirurgia com o robô Mako em três pilares: “eficiência, segurança e precisão”. O médico destaca ser possível fazer a programação do equipamento com base na anatomia do paciente antes de iniciar a cirurgia. “Fazemos uma programação em 3D e já conseguimos ter uma ideia dos implantes que vamos utilizar na cirurgia”, afirmou o médico. A prótese tem duração de ao menos 20 anos.

Médico Ricardo Pozzi Fasolin durante primeira cirurgia com robô Mako/imagem – Victor Natureza

Uma das principais vantagens da cirurgia robótica é a recuperação no pós-operatório. Fasolin afirmou que o paciente irá fazer a primeira avaliação já com uma semana após a cirurgia, sendo que a alta médica ocorreu ainda no último final de semana.

Além disso, entre os outros benefícios a redução do tempo de fisioterapia, de internação hospitalar, cortes menores, ou seja, de acordo com o médico a preservação de tecidos moles e da estrutura óssea. O principal objetivo é fazer com que o paciente consiga retornar às suas atividades do dia a dia em um curto espaço de tempo.

Fantástico
O médico ortopedista de Araçatuba José Renato Marques de Oliveira foi convidado por Fasolin para acompanhar o procedimento e considerou a cirurgia “fantástica e pioneira” no município. “Tive o prazer de acompanhar o Ricardo. Mantemos uma relação profissional bem legal ao longo de todos esses anos”, afirmou Oliveira. Clique aqui para assistir a entrevista. 

De acordo com Oliveira, a cirurgia robótica possibilita menos dor ao paciente e recuperação mais rápida. “A robótica requer treinamento específico”, afirmou o médico. “A cirurgia robótica veio para ficar”, afirmou.

Investimentos
Waldemar Brentan, presidente do Hospital Beneficência Portuguesa, destacou o investimento realizado para garantir a qualidade e bem-estar aos pacientes. Além do robô Da Vinci, que já realizou aproximadamente 500 cirurgias urológicas, o Mako é voltado para intervenções no joelho e quadril. Clique aqui para assistir a entrevista.

“Com o aumento dramático da demanda por procedimentos ortopédicos, fomos buscar o que há de melhor no mercado de saúde para o nosso corpo clínico e, principalmente, para o paciente”, disse Waldemar Brentan, presidente do Hospital Beneficência Portuguesa. “|Não tem mais aqueles cortes e temos mais fácil a recuperação. A primeira cirurgia foi um sucesso”.

Deixe um comentário