
A aeronave que caiu no último dia 1º de julho em São José do Rio Preto, matando o instrutor de voo Abner Casagrande de Oliveira, 39, e o aluno Felipe Coiado Gomes, 24, realizava uma “manobra próxima ao solo” no momento em que perdeu o controle em voo, conforme aponta relatório preliminar divulgado pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
De acordo com o documento, o acidente ocorreu durante um voo local de instrução, com decolagem registrada no Aeródromo Estadual Professor Eribelto Manoel Reino. A queda aconteceu por volta das 15h, na região da Estância Santa Maria, zona norte da cidade. A aeronave do tipo Paulistinha CAP-4, prefixo PP-RDJ, era utilizada pelo Aeroclube de Rio Preto para instruções práticas de aviação.
O relatório classifica a ocorrência como relacionada a duas categorias técnicas: #LALT (operação em baixa altitude) e #LOC-I (perda de controle em voo). Segundo o Cenipa, durante a execução da manobra, “a aeronave perdeu o controle em voo e colidiu contra o terreno”. “A aeronave decolou do Aeródromo Professor Eribelto Manoel Reino (SBSR), São José do Rio Preto, SP, a fim de realizar um voo local de instrução, com um instrutor e um aluno a bordo. Durante a execução de manobra próxima ao solo, a aeronave perdeu o controle em voo e veio a colidir contra o terreno”,. consta no documento obtido pelo Diáro do Rodrigo Lima.
O documento, porém, frisa que os trabalhos de investigação ainda estão em andamento e que as informações divulgadas são preliminares, podendo ser alteradas até a publicação do relatório final. “Seu teor ainda pode ser alterado e não vincula obrigatoriamente as conclusões que serão publicadas no Relatório Final de investigação”, destaca o Cenipa.
O órgão, vinculado à Aeronáutica, reitera que as investigações têm caráter preventivo, voltadas à segurança da aviação, e não visam atribuir culpa ou responsabilidade. A apuração técnica segue os princípios do Código Brasileiro de Aeronáutica e da Convenção de Chicago, tratado internacional do qual o Brasil é signatário.
Paralelamente, a Polícia Civil também instaurou inquérito no 1º Distrito Policial de Rio Preto para apurar as circunstâncias do acidente, inclusive ouvindo testemunhas e requisitando laudos periciais.
Certificado válido e manutenção em dia
A aeronave acidentada foi fabricada em 1943, mas, segundo os dados apresentados na investigação, possuía certificado de aeronavegabilidade vigente e todas as manutenções obrigatórias estavam atualizadas no momento do voo.
Operando sob plano de voo local, a missão do dia consistia em treinamento prático. Abner, instrutor experiente, era conhecido no meio aeronáutico regional e acompanhava Felipe, que estava em processo de formação como piloto. Ambos morreram no local.
Relatório final ainda sem data
O CENIPA não estipulou prazo para a conclusão do relatório final, informando que ele será disponibilizado publicamente no site oficial do órgão assim que a análise estiver concluída. A duração da investigação depende da complexidade do acidente e da necessidade de identificar todos os fatores contribuintes que possam ter influenciado a queda da aeronave.
A eventual utilização das informações preliminares em processos judiciais ou investigações paralelas, segundo o órgão, pode prejudicar o objetivo preventivo da apuração técnica, além de comprometer a confiança na participação voluntária de pilotos e operadores nas investigações do SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
