
O prefeito de São José do Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), reuniu na noite desta terça-feira (13) um grupo de 16 vereadores em um jantar na residência do vice-prefeito Fábio Marcondes (PL). O encontro, realizado em clima de confraternização, teve como foco principal reforçar os laços com a base governista na Câmara e alinhar estratégias para garantir a aprovação de projetos considerados prioritários pela administração municipal. Entre eles, os parlamentares vão analisar nas próximas sessões a criação do programa de Parcerias Público Privadas (PPPs) na cidade.
A reunião acontece em meio a um cenário de reestruturação política do governo, após os primeiros 100 dias da gestão dos “Fábios”. O objetivo da articulação é consolidar um bloco de apoio firme no Legislativo, capaz de garantir governabilidade e celeridade na tramitação de propostas do Executivo. Até o vereador Anderson Branco (NOVO), que havia acabado de criticar a gestão na sessão participou do encontro.
No encontro, que teve formato informal com churrasco servido aos presentes regado a chope, vinho e até uísque, o prefeito ressaltou a importância do diálogo contínuo com os parlamentares. O discurso foi de cooperação institucional, foco em resultados e responsabilidade política. “Tinha carne lá que eu nem sei o nome”, afirmou os dos parlamentares ouvidos pelo Diário do Rodrigo Lima, que pediu para não ser identificado.
“Estamos trabalhando com seriedade e diálogo para garantir que os projetos prioritários da gestão que transformarão Rio Preto avancem com responsabilidade e agilidade”, afirmou o prefeito durante o encontro, em mensagem direcionada ao grupo de parlamentares presentes.
Alinhamento político e próximos passos
A reunião contou com vereadores de diferentes partidos e blocos parlamentares. Nos bastidores, o encontro também serviu para alinhar votações futuras e avaliar os rumos da reforma administrativa em curso na Prefeitura, que envolve mudanças em pastas como Comunicação, Bem-Estar Animal, Habitação e Obras. O encontro foi divulgado previamente como sendo uma espécie de despedida de Eduardo Tedeschi do Legislativo. Ele irá assumir o cargo de secretário de Governo.
A base do governo busca ampliar seu raio de ação na Câmara, principalmente após movimentos recentes que sinalizaram possíveis tensões internas e votações com margem apertada. O gesto do prefeito de reunir os vereadores fora do ambiente institucional reforça uma tentativa de aproximação mais direta com os parlamentares.
Fontes próximas à gestão afirmam que o governo trabalha com a perspectiva de consolidar uma base sólida de pelo menos 15 a 17 votos, o que daria margem confortável para aprovação de projetos que exigem maioria simples. A Casa é formada por 23 vereadores.
Leia a íntegra da nota emitida pelo prefeito sobre o encontro:
“Na noite de ontem (13), em um gesto de unidade e alinhamento político, o prefeito Coronel Fábio Candido reuniu-se com diversos vereadores da Câmara Municipal de São José do Rio Preto, na casa do vice-prefeito Fabio Marcondes, reforçando a consolidação da base governista.
“Estamos trabalhando com seriedade e diálogo para garantir que os projetos prioritários da gestão que transformarão Rio Preto avancem com responsabilidade e agilidade”, destacou o prefeito.
Com essa articulação, o governo municipal reafirma seu compromisso com a transparência, o respeito institucional e o desenvolvimento de Rio Preto.”