Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada às 00h12, no domingo, 15, para transferir da Santa Casa de José Bonifácio ao Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto a gestante Josieli Aparecida da Silva em trabalho de parto com contrações.
Durante o trajeto as contrações aumentaram e a equipe parou a ambulância para prestar assistência ao parto. A bebê Maria Clara nasceu de parto normal às 00h55, na BR-153, quase chegando a Rio Preto.
A equipe que prestou assistência foi o enfermeiro Rodrigo Fernando de Campos, a técnica de Enfermagem Raquel Marcilene Vicentin e condutor socorrista Matheus Henrique Soares Cassiano.
“A equipe do SAMU prestou assistência à recém-nascida e à mãe de acordo com os protocolos do serviço e seguiram sem intercorrências ao HCM. É importante ressaltar que os profissionais do Samu são treinados para realizar partos sem distócia, e que todo o atendimento está regulado e é acompanhado remotamente pelo médico regulador na Central de Regulação Médica da Urgências-192”, consta em nota.
O prefeito Dilmo esteve pela manhã na unidade do Samu para agradecer e parabenizar a competente equipe que estava trabalhando nesta madrugada.
Segundo nota emitida pela prefeitura, ele que está trabalhando junto a DRS-15 para implantar novamente em José Bonifácio a maternidade e a volta das cirurgias. “O processo é demorado pois passa por várias etapas até conseguirmos a liberação”, disse o prefeito em nota.