O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), planeja anunciar a implantação de um novo sistema que promete acabar com as filas e a superlotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. É um novo aplicativo que permite ao paciente acessar, por vídeo chamada, uma consulta com médico para a realização de atendimento imediato.
O novo sistema já está em fase de teste e nesta segunda-feira, 3, até por volta das 15h30, já havia realizado cerca de 300 atendimentos. O Diário do Rodrigo Lima (DRL) apurou que serviços em UPAS na cidade já foram desafogados. “Por ser o retorno de um feriado era para as unidades estarem abarrotadas de pacientes. E isso não ocorreu”, afirmou uma das médicas da rede que pediu para não ser identificada.
O novo sistema de telemedicina nas UPAS é apontado como uma ferramenta importante para garantir um atendimento de qualidade e evitar filas e superlotação nas unidades de Saúde.
“É por vídeo chamada com atendimento imediato e envio de receita, atestado e pedido de exames no Whatsapp do paciente”, afirmou outra médica ao DRL.
Edinho se reúne nesta segunda-feira, 3, com técnicos da Secretaria de Saúde para conhecer o sistema e a previsão é de que ele faça o anúncio oficial do novo sistema já nos próximos dias.
O endereço do aplicativo é o seguinte: app.doctacare.com – DoctaCare Telemedicina
O paciente é atendido em casa, evita a aglomeração nas UPAS e a disseminação de doenças. “E o médico avisa se o paciente precisar de atendimento presencial na UPA, encaminha ele e o paciente passa na frente no atendimento”, afirmou a médica, que pediu para manter a sua identidade em sigilo.
A reportagem testou o novo serviço – clique aqui para assistir ao vídeo.