A criança engasgou? O Corpo de Bombeiros de Rio Preto o que deve ser feito para ajudar a criança ou o adulto que passa por essa situação. Assista ao vídeo para ver a manobra feita pelo bombeiro Gustavo Corrêa, que atendeu o Diário do Rodrigo Lima com exclusividade.
Nesta terça-feira, 24, a Secretaria de Educação promoveu um curso de primeiros socorros para 540 professores da rede municipal, no teatro Paulo Moura.
A ação formativa é promovida em parceria com o 13º Batalhão do Corpo de Bombeiros e atende a recomendação da Lei 13.722, de 4 de outubro de 2018, conhecida como Lei Lucas. A norma obriga as escolas públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se preparar para atendimentos de primeiros socorros.
“A necessidade dessa lei ficou evidenciada depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de 10 anos de idade, que perdeu a vida em um passeio escolar. Ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro-quente que serviram no lanche e sofreu asfixia mecânica por não receber os primeiros socorros de forma rápida e adequada”, consta em nota.
O bombeiro Gustavo Corrêa explicou quais os procedimentos que devem ser adotados pelas professoras e diretores em caso de acidente envolvendo alunos ou pessoas adultas nas escolas. Ele falou sobre o engasgamento, sangramentos, cortes e picadas de animais peçonhentos entre outros temas.