A senadora e secretária Nacional do Mulheres Republicanas, Damares Alves (Republicanos-DF), conduziu a palestra de abertura do I Encontro Nacional do Movimento Mulheres Republicanas nesta segunda-feira, 11. O evento, realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, tem como tema “Formando mulheres para o futuro” e se estenderá até esta quarta-feira, 13.
A secretária estadual de Esportes, Coronel Helena Reis, foi apresentada como uma das estrelas do partido. Ele foi uma das palestrantes do evento e falou sobre a sua atuação à frente da pasta e o desafio de representar a legenda como pré-candidata a prefeita de Rio Preto na eleição de 2024. “Estou encantada de estar aqui com essa mulher. Ela é um exemplo de patriotismo e do Republicanos no Brasil inteiro. É uma grande honra estar conhecendo a senhora”, disse Helena a Damares.
Para evidenciar a capacidade da mulher na gestão, Damares enfatizou que as republicanas estão prontas para transformar o Brasil. “Com todo respeito aos homens presentes no auditório, chegou a vez das mulheres. Nós estamos prontas e trabalhando incansavelmente. Estudos comprovam que cidades do mesmo porte e orçamento, geram mais benefícios para a população quando são governadas por mulheres. Nós, mulheres, conseguimos entregar mais com o mesmo orçamento. Nós entendemos de economia e estamos preparadas”, afirmou.
Capacitação e fortalecimento
O encontro reúne lideranças republicanas de todos os estados brasileiros, congregando pré-candidatas, prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, secretárias estaduais e municipais do movimento, além de filiadas. A proposta central é capacitar essas mulheres para a disputa eleitoral do próximo ano, iniciando uma imersão que permitirá a disseminação do conhecimento adquirido nos estados e municípios. Ampliar representatividade e fortalecer mandatos
O encontro, além de consolidar a presença feminina na política brasileira, busca fortalecer os mandatos das prefeitas e vereadoras republicanas. Damares Alves destacou a importância do evento para o aprimoramento das estratégias políticas eleitorais e o eficaz exercício dos mandatos, proporcionando ferramentas essenciais para o sucesso político.
Movimento
O Movimento Mulheres Republicanas, com 30 prefeitas republicanas e 42 vice-prefeitas, apresenta metas ambiciosas para as eleições de 2024. Buscando dobrar o número de prefeitas para pelo menos 60 e elevar o de vereadoras de 399 para no mínimo duas mil, o partido demonstra comprometimento ao investir na disponibilidade de recursos como kit de marketing político, discursos, ideias de projetos de leis e propostas de políticas públicas.
Damares Alves ressaltou a importância de incentivar e triplicar o número de candidatas nas eleições de 2024, visando ampliar a presença feminina nas câmaras municipais em todo o país.
Inclusão e educação: prioridades republicanas
Damares instigou as representantes que pretendem concorrer nas eleições de 2024 a visitarem escolas para verificar a acessibilidade para pessoas com deficiência, especialmente cegas e de baixa estatura. A senadora destacou o papel das cidades governadas por mulheres na gestão eficiente dos recursos públicos e no êxito na redução da evasão escolar.
A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, de 2019 a 2022, anunciou que o Mulheres Republicanas liderará um dos maiores projetos de acolhimento de crianças com autismo. Damares Alves enfatizou a urgência de preparar os municípios para receberem essas crianças, considerando que, a cada 20 crianças, uma nasce com autismo.
Ao encerrar seu discurso, a senadora expressou confiança no fortalecimento de cada representante presente no evento e concluiu: “Nós vamos fortalecer cada uma de vocês e, juntas, mudar o Brasil.”