Câmara aprova homenagem a Bolsonaro em sessão secreta; Coronel Fabio diz que o ex-presidente virá a Rio Preto

Rodrigo Lima
Coronel Fabio, Jair Bolsonaro e Fábio Marcondes/imagem Rodrigo LImq 28/5/2024

Em sessão secreta, a maioria dos vereadores de Rio Preto aprovou homenagem que concede o título de cidadão rio-pretense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A iniciativa foi do vereador Fábio Marcondes (PL), que retornou à Câmara na sessão desta terça-feira, 28.

Marcondes afirmou que a apresentação da homenagem a Bolsonaro foi o primeiro ato após retornar à Casa. Ele deixou o cargo de secretário municipal de Esportes com o objetivo de disputar a eleição como candidato a vice na chapa encabeçada pelo coronel Fabio Candido, que vai deixar o comando da Polícia Militar até o dia 6 de junho – clique aqui para assistir entrevista,

A ideia é conseguir entregar o título a Bolsonaro antes do início do processo eleitoral. Candido afirma que aceitou a missão da família Bolsonaro e lançou sua pré-candidatura a prefeito na eleição de outubro. De acordo com Marcondes e Candido, o ex-presidente virá a Rio Preto para dar o pontapé inicial na pré-campanha do comandante da Polícia Militar como pré-candidato a prefeito. Clique aqui para assistir a entrevista com Candido.

Sessão 
Os vereadores de Rio Preto aprovaram a legalidade do projeto de lei complementar ,que estabelece o valor do Bônus Educador Presente para este ano. Tem direito ao bônus de R$ 2.280 o professor que não apresentar falta ao longo do ano letivo, salvo as previstas em lei, como falta abonada, licença prêmio, doação de sangue, gala ou nojo”, consta em nota.

Do Executivo, em primeira discussão, foi aprovado também o projeto que abre no orçamento do município crédito adicional especial no valor de R$ 866,90, destinado à restituição inerente a Termo de Convênio firmado entre a Prefeitura e o Ministério da Justiça, referente à mobilidade urbana e segurança pública;

Em regime de urgência, quanto à legalidade e o mérito, os vereadores aprovaram a proposta que declara de utilidade pública municipal o Instituto Blázar.

Na sequência, foram aprovados outros seis projetos de lei, que são os seguintes:

Em segunda discussão, o que inclui o evento carnavalesco Bloco do Saci no calendário oficial do município;

Também em segunda discussão, que institui no município de Rio Preto o Dia do Conservador, a ser comemorado anualmente em 10 de março.

Já em primeira discussão, foram aprovadas as seguintes propostas:

Que obriga escolas públicas e privadas do município, bem como projetos sociais, a executar semanalmente o Hino Nacional e o Hino de São José do Rio Preto;

O que dispõe sobre o sepultamento de animais domésticos em sepulturas, lóculos, gavetas ou carneiros, ou em outros locais específicos, nos cemitérios públicos e privados de Rio Preto;

O que dispõe sobre a criação, composição, competência e funcionamento do Conselho Municipal da Juventude;

E o que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre a relação entre os maus-tratos a animais e a violência doméstica – a teoria do elo.

Tribuna Livre

Na hora do presidente e a Tribuna Livre foram ocupadas pelo membro do Grupo Mulheres do Brasil – Rio Preto Sandra Mara Dias Reis, que falou sobre conquistas e direitos das mulheres, bem como violência e abuso, e pelo representante da Associação dos Servidores da Emurb, José Wilson Soares Silva, que falou sobre condições precárias de trabalho e também da defasagem salarial dos funcionários da empresa pública.

Deixe um comentário