O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, e a candidata a deputada estadual Coronel Helena formam a principal dobradinha do partido em Rio Preto e região. Durante a gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima nesta segunda-feira, 15, o cacique do partido já confirma que Helena tem legenda garantida para disputar a Prefeitura de Rio Preto na disputa eleitoral de 2024.
Um dos trunfos de Helena para conseguir uma cadeira na Assembleia Legislativa é o recall da eleição de 2020, quando ela somou mais de 55 mil votos. “Não vencemos em 2020, mas ganhamos politicamente. Quando caminho na cidade as pessoas me reconhecem na cidade e região”, afirmou Helena.
Marcos Pereira diz que Helena não precisa mais se apresentar ao eleitorado. Ela, no entanto, cita que a eleição deste ano será diferente em relação a 2018, quando tivemos o fenômeno da “Onda 17” – alusão a votação de candidatos ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PL). “Esses puxadores de votos não deram a atenção para a cidade. As pessoas estão valorizando as candidaturas locais”, afirmou a coronel.
Candidata a deputada estadual falou pela primeira vez sobre a adoção de sua filha, que vai completar um ano nesta semana. “Me tornei mãe no ano passado de uma linda menina e uma experiência maravilhosa. As prioridades migram para outro polo”, afirmou Helena ao comentar que o marido Zé Vitor viveu o primeiro “Dia dos Pais”.
O deputado federal afirma que também foi adotado. Ele afirma que é defensor da “família tradicional”. Na gravação do Podcast, ele comenta sobre o assunto. “Não estou discriminando as pessoas, mas não poder querer impor e despertar a sexualidade precoce das crianças”, afirmou Marcos Pereira ao se dizer preocupado com o ativismo.
Novas lideranças
Para o cacique do Republicanos, teria sido importante a criação de novas lideranças para disputar a presidência da República. Ele disse que não acredita em vitória de Bolsonaro ou do ex-presidente Lula no primeiro turno. “Importante que teríamos mais duas ou três opções, mas não temos. E cabe ao eleitor escolher. A polarização limita o amplo debate”, afirmou.
Durante a gravação do Podcast, Marcos Pereira relembrou o período em que atuou como ministro da Indústria no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), especialmente a formatação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Ele também falou sobre a liberação de recursos para Rio Preto e região. “Sou o deputado que mais liberou recursos para a cidade”, afirmou o presidente nacional do Republicanos. “Contra os fatos não têm argumentos”.
Outro tema abordado pelos representantes da legenda foi a chegada do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas para disputar o Palácio dos Bandeirantes na eleição deste ano. Marcos Pereira afirma que Tarcísio deve vencer o candidato do PT, Fernando Haddad, e o próprio governador Rodrigo Garcia (PSDB). “Tarcísio não é político de fato, mas está indo no caminho certo”, afirmou Pereira.
Coronel Helena destacou ainda a presença da mulher na política. “A mulher ainda tem presença pequena na política”, disse a candidata. “Nós precisamos dessa participação mais marcante e tornar as políticas públicas mais eficientes”.
Fim da saidinha
Marcos Pereira disse que as pessoas precisam ter oportunidade. Ele disse, no entanto, que votou a favor do fim da saidinha.”Mas acho que devemos fazer um debate mais amplo”, afirmou.
Coronel Helena disse que há o crescimento da criminalidade no período da saidinha. “Sou a favor de mudar essa questão da saidinha. Hoje faltam critérios e não tem avaliação psicológica”, pontuou.
Marcos Pereira disse que o juiz não tem elementos para decidir. “Há aumento da criminalidade. O problema não está na saidinha, mas nos critérios como ela é concedida”, afirmou.